Correios de A a Z > Correios LOG+

Correios LOG+


 

 O QUE É?

É a solução de e-fulfillment* dos Correios que abrange uma logística integrada com suporte às operações de e-commerce. Por meio do Correios LOG+ o cliente obtem a prestação de serviços de armazenagem, separação, embalagem de pedidos, integração com a solução de transporte de distribuição e logística reversa.  

 (*) Fulfillment é um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento, realização, preenchimento. Em logística, usa-se o termo para referir-se ao atendimento do pedido do cliente, ou seja, o conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, visando sempre o maior índice de satisfação possível.

 COMO FUNCIONA?

  • Por meio da formalização de parceria com os Correios, através da celebração do contrato comercial, ou inclusão do serviço no contrato já existente, as empresas integram seu e-commerce com o sistema logístico dos Correios, permitindo que após o processo de compra de seu cliente, o pedido seja automaticamente direcionado ao Armazém dos Correios.
  • As empresas entregam seus produtos em estoque, com respectiva cobertura fiscal, para que os Correios realizem a armazenagem.
  • Feita a conferência, os itens são armazenados em posições de picking no centro de logística integrada.
  • Com a integração dos sistemas tecnológicos, os Correios recebem as ordens de atendimento de pedidos originados dos canais de vendas virtuais. Após o recebimento do pedido, os produtos disponíveis em estoque são separados, acondicionados e preparados para o envio, com impressão de etiquetas de postagens e documentos fiscais necessários conforme legislação vigente.
  • O envio das encomendas serão encaminhadas por meio do fluxo postal. Caso a loja virtual ou o cliente solicite que a entrega seja feita por outra transportadora, os Correios disponibilizarão os produtos e o envio prosseguirá pela transportadora escolhida sob responsabilidade desta, retirando as encomendas no centro logístico, com prévio agendamento e preenchimento da Ficha Técnica de Entrega e Retirada de Mercadorias.
  • Com o objeto enviado, os Correios fornecem o código para rastreio (tracking*) e oferecem o suporte para atendimento do pós venda e logística reversa.
  • Os pedidos são atendidos e enviados num prazo de D+0 ou D+1 dependendo da quantidade de pedidos de atendimento solicitados, conforme as especificações contidas no anexo de serviço.
  • As embalagens são por conta dos Correios, mas caso seja necessário, as lojas virtuais podem entregar aos Correios suas embalagens personalizadas para que seus produtos sejam embalados e enviados. Neste caso, a utilização de caixas personalizadas está sujeito a uma tarifação customizada.


Entrega

  • As formas de entrega, os prazos de envio e as indenizações são igualmente às já praticadas nas modalidades Expressa (SEDEX) e Não Expressa (PAC), observando respectivo Termo de Condição da Prestação do Serviço.
  • Os envios podem ser destinados a todo o território nacional ou para o exterior, conforme integração com serviços adicionais dos Correios.

 

A solução compreende três operações distintas:

  1. Recebimento e Armazenagem dos produtos: recebimento, conferência, cadastro dos produtos nos sistemas de gerenciamento de estoque e armazenagem.
  2. Picking** e Packing*** / Expedição dos objetos: consiste no recebimento dos pedidos, retirada no estoque (picking), conferência, agrupamento de itens (quando for o caso), inserção de itens em embalagens (packing), fechamento, empacotamento, geração de etiquetas, etiquetagem, impressão e inserção de Nota Fiscal, dimensionamento, pesagem e expedição.
  3. Distribuição e Entrega: atividades de distribuição e entrega dos objetos, pela CONTRATADA ou transportadora(s) definidas(s) pela CONTRATANTE.

 

(*) tracking, em tradução livre, rastreamento. Nos Correios são os benefícios do SRO.
(**) Picking, em tradução livre, escolhendo. Na logística, conhecido por order picking, significa o processo de separação e preparação de pedidos.
(***) Packing em tradução livre, embalagem. Na logística, significa o processo de embalagem dos predutos, arrumação, organização, realizar o enchimento para proteção dos mesmos.

 BENEFÍCIOS

  • Melhor sistema de gerenciamento de armazém (WMS - Warehouse Management System*), do mercado, que permite a gestão completa da armazenagem, gerenciamento das ordens de despacho, relatórios de movimentação, estoques mínimos, etc.
  • Embalagem gratuita;
  • Cobrança simplificada por item armazenado e pedido atendido;
  • Acesso às tarifas e condições exclusivas para operações de logística integrada;
  • Escalabilidade para atender com qualidade às vendas em períodos de alta demanda, como datas especiais;
  • Custos operacionais como armazenagem, funcionários, aluguel, insumos para embalagem transferidos para os Correios;
  • Otimização dos processos logísticos e foco no negócio principal da loja virtual: comprar e vender pela internet.
  • Integração com as “vitrines”, estoques e sistemas de gestão com os principais marketplaces;
  • Flexibilidade na escolha do frete, com custo competitivo, permitindo ao CONTRATENTE realização de estratégias nas vendas, como “frete grátis”, dentre outras possibilidades;
  • Maior agilidade no processo logístico, tendo em vista o produto já estará disponível no estoque dos Correios, com tratamento da carga e envio do frete no mesmo dia, desde que o pedido seja recebido dentro do horário estipulado no anexo de serviço.

 

(*) Warehouse Management System, em tradução livre, sistema de gerenciamento de armazém. É um software que dar suporte aos processos do armazém: recebimento, expedição, inventário, faturamento e expedição, enfim, todas as movimentações internas do Centro de Distribuição (CD). Portanto, auxilia a empresa a controlar os estoques com eficiência, tendo as informações necessárias para o planejamento, o controle de armazenagem e a medição dos resultados da área.

 A QUEM SE DESTINA?

Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que atuam no e-commerce por meio de site próprio ou marketplaces*.

 (*) Marketplaces é uma plataforma online onde a transação de compra e venda ocorre, fora do site da loja/vendedor. Enquanto uma loja virtual, como Submarino ou Magazine Luiza, só tem um dono, um marketplace, como eBay ou MercadoLivre, reúne muitas lojas, de diferentes donos, que podem, inclusive, vender produtos iguais a preços diferentes.

 COMO FIRMAR A PARCERIA COM OS CORREIOS?

Celebração do contrato a ser realizada por meio de consultores comerciais dos Correios, em sua região. Ou por meio do preenchimento de formulário, disponível no site:  www.correios.com.br/ecommercecorreioslog.

 DOCUMENTOS NECESÁRIOS

Para celebração do contrato comercial o cliente (representante(s) Legal(ais) precisa(m) apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:

  • CNPJ atualizado;
  • RG, CPF;
  • Contrato social e alterações contratuais consolidadas.


Para solicitação de limites de créditos mensais maiores que 1.000 vezes o 1º porte da Carta Comercial, basta apresentar cópia dos seguintes documentos abaixo: http://www.correios.com.br/para-sua-empresa/servicos-para-o-seu-contrato/contrato-multiplo-simplificado/documentacao-necessaria-para-celebracao-de-contrato-com-os-correios.

 QUANTO CUSTA?

  • Os itens armazenados são cobrados de forma unitária pelo período mensal armazenado. Os pedidos mensais atendidos são cobrados também de forma unitária.
  • Os Correios realizam o faturamento de todos os itens armazenados no mês e todos os pedidos atendidos no período mensal.
  • Não existe cota mínima mensal de faturamento, nem para as etapas de armazenagem, preparação de pedidos e modalidades de entrega expressa ou não expressa.

ServiçoPreço
Armazenagem de item unitário/mês R$ 0,72
Atendimento de pedidos e expedição R$ 3,53
Atendimento de devolução / pacote devolvido R$ 2,27

 

 COMO PAGAR?

  • Após celebrar o contrato, todos os serviços e produtos utilizados durante determinado ciclo de faturamento mensal, serão faturados e enviados para o cliente através de boleto bancário, com vencimento para pagar no mês seguinte, conforme descrito abaixo:

 

CICLO DE FATURAMENTO (Período Base)
Serviço Prestado nos dias
VENCIMENTO DA FATURA
(Mês subsequente)
21 ao dia  20 11
16 ao dia 15 05
26 ao dia 25 16
01 ao dia 31 23

ONDE SOLICITAR?

  • Para aderir a solução, o cliente deve manifestar o interesse pelo preenchimento do formulário de solicitação, disponível no site www.correios.com.br/ecommercecorreioslog
  • Os Correios, por meio dos consultores logísticos, irão atender as solicitações e realizar os contatos para negociar a implantação e esclarecer as dúvidas.

 

RESCISÃO DO CONTRATO
A qualquer tempo, por interesse de uma das partes e mediante comunicação formal (carta em papel timbrado da empresa e assinatura dos representantes legais), com prova de recebimento e aviso prévio de no mínimo 30 (trinta) dias.

 

FACILIDADE PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

  • As Micro e Pequenas Empresas que solicitarem um crédito mensal de até 1.000 (mil) vezes o valor do 1º Porte da Carta Comercial não precisam apresentar documentação financeira para análise de crédito para celebração do contrato comercial.  Basta apresentar cópia autenticada dos documentos: CPF, RG e Contrato Social com Alterações consolidadas, conforme citado acima.

 

DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO (PRAÇAS)

Nos centros de logística integrada dos Correios em todo o Brasil. Inicialmente, o serviço será ofertado apenas para empresas que estão situadas no estado de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco, ou que possuem filial nestes estados.

  • Armazém Cajamar/SP – Instalado;
  • Armazém Brasília/DF – Instalado;
  • Armazém Rio de Janeiro/RJ – Instalado;
  • Armazém Contagem/MG – Instalado;
  • Armazém Curitiba/PR – Instalado.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Disponíveis no site dos Correios em:
www.correios.com.br/ecommercecorreioslog

  • Telefones: 3003 0800, opção 3 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 200 0800 (demais localidades).