Portal dos Correios
Notícias > Aluna do Rio Grande do Norte vence etapa nacional do Concurso Internacional de Cartas

Aluna do Rio Grande do Norte vence etapa nacional do Concurso Internacional de Cartas

Brasília, 2/5/2018 - Clarice Rilyane Oliveira da Silva, de São Gonçalo do Amarante (RN), é a vencedora nacional da 47ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. A estudante, de 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Pereira dos Santos.

Aluna e escola receberão certificado e troféu, além das premiações de R$ 5 mil e R$ 10 mil, respectivamente. A redação de Clarice agora vai representar o país na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça.

O tema deste ano foi “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?’’. O objetivo do Concurso Internacional de Redação de Cartas é melhorar a alfabetização por meio da arte epistolar. O concurso anual incentiva as crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos.

Além de Clarice, foram classificados, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Yuri do Nascimento Frazão, 15 anos, da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça em Gravatá (PE) e Lívia Sepe Chiarotto, 14 anos, do Colégio Singular São Caetano em São Caetano do Sul (SP).

Davi Almeida Marinho, de apenas 8 anos, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental no Instituto Pedagógico Criar Criança Feliz em Belo Horizonte e vencedor da etapa regional de Minas Gerais, recebeu menção honrosa da comissão julgadora pela qualidade de seu texto em relação a sua idade.

Histórico - O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro. O país também recebeu quatro menções honrosas, em 2008, 2012, 2016 e 2017.

A lista com os vencedores estaduais e nacionais está disponível no site dos Correios.