Portal dos Correios
Notícias > Correios participa da 15° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Correios participa da 15° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Brasília, 16/10/2018 - Até o dia 21 de outubro, os Correios participam da 15° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A abertura oficial ocorreu hoje (16) com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que destacou a semana como uma oportunidade de as crianças conviverem com a pesquisa, inovação e a ciência, instrumentos de desenvolvimento da humanidade.  “Não há país do mundo que tenha superado as suas dificuldades, que tenha melhorado a qualidade dos serviços oferecidos à sua população que não tenha adequadamente investido em pesquisa ciência e inovação”, finalizou.

Desde 2004 a SNTC mobiliza a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades ligadas a ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A programação conta com mais de 3.700 atividades em todo o país como oficinas, jogos, visitas guiadas e exibição de filmes.

Para o público da capital federal há muita interatividade nos 71 estandes, montados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. No estande dos Correios, os visitantes podem conhecer e experimentar os esportes patrocinados pela empresa com aulas de iniciação em mini quadras de tênis, handebol, rugby e squash. Uma divertida caça ao tesouro na piscina de bolinhas representa os desportos aquáticos. O estande ainda conta com uma oficina de filatelia para as crianças.

O presidente dos Correios, Carlos Fortner, destacou a marca Correios no evento e os investimentos da empresa para aprimorar o importante serviço prestado à sociedade. “Nossa presença aqui é importante não só pela participação dentro do ministério como pela própria inovação que os Correios vão trazer nos próximos anos. Estamos implementando novas tecnologias para melhorar a produtividade dos nossos serviços. Como exemplo disso, para o ano de 2019 teremos encomendas rastreáveis com o RFID (Radio Frequency IDentification), que aumentarão ainda mais a qualidade do nosso serviço”.

O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC, em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. O objetivo da SNTC é mostrar a importância da Ciência, da Tecnologia e suas aplicações, bem como contribuir para a popularização da ciência de forma mais integrada nacionalmente.

No site do evento é possível consultar as atividades em todos os estados. A programação e estatísticas em tempo real estão disponíveis no aplicativo da SNTC, disponível nos sistemas Android e iOS.

Concurso de Cartas

Também nesta terça-feira (16), foi realizada a premiação do 47ª Concurso Internacional de Redação de Cartas. Após a leitura emocionada da carta, a vencedora da etapa nacional do concurso, Clarice Rilyane Oliveira da Silva, de São Gonçalo do Amarante/RN, recebeu certificado e troféu das mãos do presidente dos Correios. A carta da estudante potiguar ainda recebeu menção honrosa da União Postal Universal, responsável pelo concurso em nível mundial.

Os três primeiros colocados da etapa estadual de Brasília: Viviane dos Santos Fontoura, do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Yasmim Silva Souza, do Centro Educacional 8 do Gama e Hermínio Joaquim da Silva Junior, do Colégio Militar Dom Pedro II, também foram premiados durante a cerimônia.