Portal dos Correios
Notícias > Selo de Áries abre a série Signos do Zodíaco

Selo de Áries abre a série Signos do Zodíaco

Brasília, 21/3/2019 - Nesta quinta-feira (21), os Correios lançam a série Signos do Zodíaco. A emissão Áries é a primeira de 12, que comporão uma mandala zodiacal. O astrólogo Marcos Eduardo Alves apresentará o selo, em transmissão ao vivo, no perfil dos Correios no Instagram, às 17h.

Áries é o primeiro signo astrológico do zodíaco, associado à constelação de mesmo nome. Marca o equinócio de outono, no Hemisfério Sul, quando os dias e as noites têm a mesma duração, o que influenciou datas importantes e celebrações para povos antigos. Durante séculos várias culturas criaram seus calendários agrícolas e de festas religiosas em torno das estações do ano em seus hemisférios, observando o movimento do Sol, da Lua e das constelações.

O símbolo de Áries é um chifre de carneiro. O signo forma, com Leão e Sagitário, a triplicidade do elemento fogo. É também um dos quatro cardinais, juntamente com Câncer, Libra e Capricórnio. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, Áries abrange os dias entre 21 de março e 20 de abril.

Segundo o mito grego, o Carneiro constelar era uma referência ao espécime mítico cuja lã se transformou em ouro, também chamado de Velo de Ouro. O carneiro também é um dos animais mais comumente usados como oferenda em diversas culturas meso-orientais, como citado no livro bíblico de Levítico.

Na astrologia, é no signo de Áries que o Universo distribui a potência cósmica da criatividade, se reinventando freneticamente e com muita velocidade. Tão forte e vigorosa é sua força de expressão que as pessoas regidas por este signo geralmente exercem uma influência motivadora de mudanças e transformações.

 

Selo Sério Zodíaco - Áries

Emissão - O selo apresenta elementos que simbolizam o signo de Áries. No canto superior esquerdo estão as principais estrelas que formam a Constelação do Carneiro: Hamal (Alpha Arietis), a estrela mais brilhante desse agrupamento, Sheratan (Beta Arietis),  Mesarthim (Gamma Arietis), Botein (Delta Arietis),  Bharani – 41 (Lâmbida Arietis), Atietis (c Arietis) e  Epsilon Arietis. No centro, o ícone do Signo de Áries. No canto inferior direito, uma faixa de cor vermelha representa o elemento fogo, um dos regentes da natureza que caracterizam a personalidade dos nascidos nesse signo.

A arte é de Adriana Shibata, que usou a técnica de computação gráfica. A tiragem é limitada a 240 mil selos, com valor de R$1,95 cada selo. As peças estarão disponíveis nas principais agências de todo o país e também na loja virtual.