Sua empresa > Comércio eletrônico

Correios e o Comércio Eletrônico

Há muito espaço para o comércio eletrônico diante das boas perspectivas socioeconômicas do Brasil para os próximos anos - expansão da economia, maior inclusão digital da população, maior acesso aos recursos de TI, melhoria das lojas on-line, aumento da confiança do e-consumidor e novos modelos de atuação no varejo eletrônico, como compras coletivas e integração com redes sociais.

Operação de uma loja virtual

Se você deseja vender pela Internet, conheça os três elementos chaves de uma operação de comércio eletrônico.

1) Atendimento e venda

O primeiro passo de uma venda é o atendimento. Se a intenção é vender pela Internet, sua principal ferramenta de vendas é a loja virtual. É ela quem mostra os produtos, por meio das várias fotos, com possibilidade de ampliação para ver os detalhes. É a loja que responde a dúvidas e perguntas sobre o produto desejado por meio de uma descrição clara, objetiva, porém detalhada para atender a todo tipo de cliente. A loja também responde ao cliente se tem ou não o produto, por meio do sistema de busca de produtos.

Além disso, ela disponibiliza um carrinho de compras e incentiva o consumidor a comprar outros produtos relacionados. É a loja que oferece as diversas opções de pagamento e de entrega, bem como permite o acompanhamento da entrega e histórico das compras.

Existem várias opções de hospedagem de lojas virtuais disponíveis no mercado. Escolha uma e comece a montar sua loja virtual.

Outro elemento de atendimento fundamental é o telefone. Muitos consumidores ainda preferem ligar, seja para comprar, tirar dúvidas ou para confirmar se a loja realmente existe. O ambiente de conversa pela Internet, chamado "chat" também pode ser muito bem-vindo para complementar o atendimento e contribuir com as vendas.

2) Pagamento

Segundo dados da empresa e-Bit, cerca de 70% das compras pela Internet são pagas por meio de cartão de crédito. Isso mostra mais uma vez que o e-consumidor quer comodidade. O pagamento antecipado e on-line acelera o processo da compra. Além de comprar com cartão, cerca de 60% das compras são parceladas.

Assim, para atender o máximo de clientes, sua loja virtual precisa oferecer o maior número possível de meios de pagamento. No mínimo, é necessário boleto bancário e cartão de crédito (Visa Mastercard e American Express).

Para facilitar a disponibilização dessas formas de pagamento, existem empresas que oferecem a solução de tecnologia de todos os meios de pagamento, chamados de gateway de pagamento. Há também soluções de pagamento on-line que oferecem todos os meios de pagamento, atuando como um terceiro confiável no pagamento. É o caso do PagSeguro, Pagamento Fácil e outros.

3) Entrega

A logística no comércio eletrônico, que passa pelo serviço de entrega, é um dos principais pilares da operação de vendas na Internet. Como a entrega é um serviço associado ao produto vendido, o lojista pode oferecer as modalidades de entrega expressa e econômica. Assim, o cliente poderá escolher o serviço que melhor lhe convier, decidindo entre os preços e prazos das formas de entrega apresentadas.

Veja os serviços de entrega de encomendas que os Correios oferecem para sua empresa

Organizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico a camara-e.net, e o Ciclo MPE.net consiste num conjunto de seminários realizados em várias cidades brasileiras para capacitar e orientar empresários de pequenas e médias empresas sobre as formas mais efetivas de participação no comércio eletrônico.

Desde 2003, o Ciclo reúne palestrantes de empresas líderes da economia digital no Brasil e apresenta ferramentas para o sucesso do empreendedorismo na Internet, discutindo sobre temas relevantes como pagamento online, logística, segurança, infraestrutura tecnológica e financiamento.

Acompanhe e participe. Será uma excelente oportunidade para obter informações e dicas significativas para a operação de e-commerce de sua empresa. Não deixe de visitar o stand dos Correios e tirar pessoalmente suas dúvidas com nossa equipe.

Mais detalhes, programação e inscrições (gratuitas) no site Ciclo MPE.Net. Aproveite também para conhecer o site da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, do qual os Correios participam desde sua fundação, e suas ações para o desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil.