Instruções

Solicitação

1) Acesse o endereço  http://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb para solicitar o certificado digital

2) Selecione a opção “Meu Certificado” → “Solicitar”

3) Selecione o Tipo de Certificado desejado:
- Pessoa Física.
- Pessoa Jurídica

4) Selecione o certificado desejado:

e-CPF

A1

Validade de 12 meses.
Gerado na estação de trabalho. 

A3

Validade de 36 meses.
Gerado em mídia homologada.

 

A)  Informe os campos abaixo e tecle no botão <Enviar>

- Número do CPF;

- Data de Nascimento. 

Obs:  Não serão emitidos certificados e-CPF para pessoas físicas cuja situação cadastral, perante o CPF, esteja enquadrada na condição de cancelada ou nula, o solicitante que estiver nesta situação deverá procurar a Receita Federal do Brasil para regularização e posterior emissão do certificado.

B) O solicitante deverá preencher o Formulário de Solicitação para Certificado Digital, “e-CPF A1” ou “e-CPFA3 conforme o tipo selecionado. 

Campo de Preenchimento obrigatório:

- Nome
- Data de Nascimento
- CPF
- E-Mail
- CEP
- Telefone
- Senha
- Confirmação de Senha 

Campos de Preenchimento opcional:

- Título de Eleitor;
- Identificador Social - NIS (NIT/PIS/PASEP);
- INSS – CEI

*Se preenchido, deve ser levado o documento e cópia para apresentação na validação presencial.

Os campos abaixo são recuperados do Sistema de Consulta Previa da RFB e caso tenha alguma divergência o solicitante deverá procurar a RFB para as devidas alterações.    

  • CPF;
  • Nome do Solicitante;
  • Data de Nascimento.
     

▪       O campo Endereço Eletrônico deverá ser preenchido com um endereço valido e de acesso exclusivo do solicitante, este endereço será utilizado para envio de mensagens do endereço ccd@serpro.gov.br.  

  • Endereço eletrônico

Obs: Adicione o endereço ccd@serpro.gov.br na sua lista de remetentes confiáveis para evitar que nossas comunicações caiam na caixa de SPAM. 

  • Após a confirmação do pedido do certificado o sistema apresentará a tela de confirmação do pedido com as seguintes informações:

▪    Número de Referência.

▪    Código de acesso.

  • Este campo deverá ser memorizado pelo solicitante e é de uso exclusivo.

▪    Documentos Necessários para a emissão do certificado.

▪    Botão para emissão do Termo de Titularidade. 

  • Após a confirmação do pedido do certificado o solicitante deverá procura uma das agências cadastradas para emissão do certificado. 

e-CNPJ

  • A1

◦      Validade de 12 meses.

◦      Gerado na estação de trabalho. 

  • A3

◦      Validade de 36 meses.

◦      Gerado em mídia homologada. 

  • A3 ME e EPP

◦      Validade de 18 meses.

◦      Gerado em mídia homologada.

▪       Informe os campos abaixo e tecle no botão <Enviar>

  • Número do CNPJ.
  • Número do CPF do Responsável Legal do CNPJ.
  • Data de Nascimento do Responsável Legal do CNPJ.

Obs:  Não serão emitidos certificados e-CNPJ para pessoas jurídicas com o CNPJ enquadrado na condição: suspenso, inapto, baixado ou nulo. 

◦      O solicitante deverá preencher o Formulário de Solicitação para Certificado Digital, “e-CNPJ A1” ou “e-CNPJ A3 conforme o tipo selecionado. 

  • Campo de Preenchimento obrigatório:

◦      Nome Empresarial constante no CNPJ;

◦      CNPJ;

◦      Cidade;

◦      Estado;

◦      Nome Responsável pelo Certificado Digital

◦      Data de Nascimento

◦      CPF

◦      E-Mail

◦      CEP

◦      Telefone

◦      Senha

◦      Confirmação de Senha 

  • Os campos opcionais são:

◦      CEI (Cadastro Específico);

◦      Identificador Social - NIS (NIT/PIS/PASEP).

*Se preenchido, deve ser levado o documento e cópia para apresentação na validação presencial.

Obs: Para o uso da procuração eletrônica no sistema de Conectividade Social o campo NIS deverá ser preenchido. 

  • Os campos abaixo são recuperados do Sistema de Consulta Previa da RFB e caso tenha alguma divergência o solicitante deverá procurar a RFB para as devidas alterações:         

◦      CNPJ.

◦      Nome Empresaria.

◦      Nome do Responsável pelo Certificado Digital.

◦      Data de Nascimento do Responsável.

◦      CPF do Responsável. 

  • O campo Endereço Eletrônico deverá ser preenchido com um endereço valido e de acesso exclusivo do solicitante, este endereço será utilizado para envio de mensagens do endereço ccd@serpro.gov.br.  

◦      Endereço eletrônico.

Obs: Adicione o endereço ccd@serpro.gov.br na sua lista de remetentes confiáveis para evitar que nossas comunicações caiam na caixa de SPAM. 

  • É importante:

Destacamos que o e-mail informado receberá a confirmação da solicitação do Certificado Digital e também o Número de Referência do Pedido, Código de Acesso, dados necessários para a instalação do Certificado. Também, após a validação dos documentos, a confirmação da aprovação do Certificado Digital. 

Quando preenchido os dados no Formulário de Solicitação para Certificado Digital, esses declarados pelo cliente devem estar totalmente corretos, válidos e inclusive o e-mail. 

Atenção: 

O e-mail informado será utilizado em todas as fases do ciclo de vida de seu certificado digital, não podendo ser alterado após a validação do Termo de Titularidade.

O cliente é o responsável pelos dados informados, caso os dados informados não estejam corretos, poderá impossibilitar recuperações de Código de Acesso, Senha e Liberação de Acesso, necessários para a instalação do Certificado Digital. 

Para os casos de erro ou ausência de informação na solicitação do Certificado Digital por parte do cliente, o Correios não se responsabilizará pelo ônus financeiro de um novo processo de emissão de certificado digital.            

  • Após a confirmação do pedido de certificado, o sistema, apresentará a tela de confirmação do pedido com as seguintes informações;

◦      Número de Referência.

◦      Código de acesso.

▪       Este campo deverá ser memorizado pelo solicitante e é de uso exclusivo.

◦      Documentos Necessários para a emissão do certificado.

◦      Botão para emissão do Termo de Titularidade. 

  • Após a confirmação do pedido do certificado o solicitante deverá procura uma das agências cadastradas para emissão do certificado. 

 

Aprovação
 

Obs:   A relação de documentos que devem ser entregues ao Agente de Registro se encontra na página http://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb na opção Informações → Documentos Necessários. 

  • O comparecimento do solicitante do certificado digital, cujo nome aparece impresso no Termo de Titularidade, é uma exigência da ICP-Brasil
  • Na agência credenciada dos Correios haverá a validação presencial do proponente.
     
  • Para a aprovação do certificado digital faz-se necessário a análise, consulta a sistema de validação documental e validação por dois Agentes de Registros, conforme norma da ICP-Brasil.
     
  • Na agência credenciada dos Correios ocorrerá o pagamento da tarifa referente ao serviço. 

 

Instalação

Após receber o e-mail de confirmação da aprovação do certificado o solicitante deverá instalar o certificado digital, para isso deverá seguir os seguintes passos:

Verifique se a estação utilizada atende aos requisitos técnicos para a instalação do certificado, a saber;

  • Java - versão 7 ou superior.
  • Driver instalado do token ou smart card (para certificados A3).

Navegadores:

  • Chrome – versão 33 ou superior.
  • Internet Explorer (IE) – versão 9 ou superior.
  • Firefox - versão 17 ou superior.

Obs.

  • Caso ocorra erro na instalação do certificado digital com IE recomenda-se utilizar o Chrome ou Firefox.
  • No linux utilizar somente até a versão 37.
     

Acessar a página web http://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb na opção “Meu Certificado” → “Instalar”.

  • Informar os seguintes campos:

◦      Número de referência.

◦      Código de Acesso.

◦      Senha. 

Obs: Todos os campos são obrigatórios, em caso de perda de uma das informações o usuário deverá utilizar a opção “Perdi o Acesso”. 

  • O sistema apresentará uma tela com os seguintes campos;

◦      Número de referência.

◦      Data e Hora do Pedido (horário GMT).

◦      Nome Comum;

▪       Para certificados de pessoa física será apresentado o nome do titular + CPF.

▪       Para certificados de pessoa jurídica será apresentado o nome da empresa + CNPJ. 

  • Instalando certificados do tipo A1 com navegadores Google Chrome e Firefox.

◦      Nestes navegadores a instalação do certificado digital não é realizada automaticamente. Ao invés disso o arquivo do certificado é gravado no computador do usuário. Por padrão o arquivo é gravado no diretório C:\Usuários\nome_do_usuário onde nome_do_usuário é o usuário logado no momento da instalação.
Por padrão o nome do arquivo é razao_socialcnpj.p12 (para e-cnpj) ou nome_completocpf.p12 (para e-cpf).

◦      O sistema solicitará ao solicitante que informe o “PIN SENHA” com seis caracteres, o “PIN SENHA” é o código de proteção do certificado digital, ele será solicitado para a instalação do certificado em qualquer navegador e será a sua proteção contra cópias não autorizadas do seu certificado.

◦      Após salvar o arquivo do certificado o usuário deverá instalar o certificado no navegador desejado, no link http://repositorio.serpro.gov.br/ajuda   na opção  “Instalar a Cópia de Segurança do Certificado Digital A1” o usuário terá instruções para instalação nos diversos navegadores. 

  • Instalando certificados do tipo A1 com navegador IE

◦      Neste navegador o usuário deverá clicar no botão “Instalar”. 

  • Instalando certificados do tipo A3 nos diversos navegadores.

◦      Certifique-se que o driver do token/cartão está instalado corretamente na sua estação, conforme manual de instalação do dispositivo.

◦      Conecte o dispositivo na estação de trabalho.

◦      Informe o PIN do token/cartão.

◦      Aguarde mensagem de instalação concluída com sucesso. 

Caso ocorra algum problema na solicitação ou instalação do certificado digital, entre em contato de segunda à sexta-feira, de 8 às 18 horas com a Central de Atendimento dos Correios (CAC), pelos telefones:3003-0888 – Capitais e regiões metropolitanas; 0+DDD de origem_3003-0888 – Demais regiões brasileiras.