Você > Avisos > Falsos e-mails em nome dos Correios

Falsos e-mails em nome dos Correios

Prezado cliente,

Informamos que falsos e-mails com supostas informações sobre rastreamento de objetos estão sendo enviados e publicados em nome dos Correios. Tais mensagens podem conter vírus ou agentes maliciosos e devem ser excluídas imediatamente de sua caixa de e-mails. Em nenhuma hipótese, clique nos links enviados nessas mensagens. Esclarecemos que os Correios não enviam esse tipo de informação por e-mail. Os dados de rastreamento das encomendas estão disponíveis exclusivamente no site dos Correios – www.correios.com.br – ou pelo aplicativo para smartphones, que deve ser baixado nas lojas oficiais para iOS ou Android, de acordo com o modelo de aparelho. Para os clientes que forneceram seu número de celular, os Correios enviam mensagens SMS informando sobre a atualização do status da encomenda. Ressaltamos que essas informações nunca são enviadas por e-mail.

Portanto, orientamos que ao receber um e-mail em nome dos Correios com supostas informações de rastreamento ou impossibilidade de entrega de um objeto, apague-o imediatamente e nunca clique em qualquer link disponível na mensagem.  É por meio desses links que os vírus e códigos maliciosos se instalam nos computadores.

Além de e-mails com informações sobre rastreamento, é comum que falsos e-mails em nome dos Correios tenham os conteúdos abaixo:

- Comunicado sobre suposta dificuldade de entrega, solicitando que entre em determinado link para localizar agência e buscar encomenda;

- Pedido de atualização de dados cadastrais para retirar encomendas em poder dos Correios;

- Comunicado de uma suposta encomenda SEDEX, solicitando que entre em determinado link e confirme o número do objeto postado;

- Comunicado de chegada de um telegrama virtual, geralmente intitulado “Você recebeu um Telegrama Nacional (correios.gov.br)”, solicitando configurar a segurança do navegador e com arquivos executáveis anexos (*.exe)

- Pedido citando cadastros ou envolvendo o Sistema de Licitações dos Correios.

Outra característica desses falsos e-mails é conterem direcionamento aos links: ftp://licitarcartaconvite:zbxgpb@ftp.netfirms.com/ ou www/pub/licitacoescorreioscartaconvite.cmd ou http://digitalizadocontabil.com.br/financeiro/img/index/dll/dl.php?correios.com.br/++theme++correios.site.tema/images/logo_correios.png, solicitando que o usuário clique para obter mais informações. Não clique nesses links.

Adicionalmente, informamos que esses falsos e-mails costumam ser enviados em nome de:

- imprensa@correios.com.br;

- greve@correios.com.br;

- atendimento@correios.com.br;

- recadastro@correios.com.br;

- recadastramento@correios.com.br;

- sedex.aretirar@tim.com.br;

- sedex@correios.com.br;

- e-sedex@correios.com.br;

- ouvidoria@correios.com.br;

- crtelegrama@correios.com.br;

- envio@telegrama.com.br;

- contato@correios.com.br;

- comunicado@correios.com;

- aviso@correios.net.br;

- Ivtools-user@lists.sourceforge.net;

- 961@961.com;

- ^^142.^^142@com.br;

- webmaster@site1364989808.provisorio.ws; 

Caso, você tenha qualquer dúvida sobre a veracidade de uma mensagem atribuída aos Correios, entre em contato com nossa Central de Atendimento, por meio do número 3003 0100 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 725 7282 (Demais localidades).