Você > Correios de A a Z > Mão Própria – MP

Mão Própria – MP

É o serviço adicional pelo qual o remetente recebe a garantia de que o objeto, por ele postado sob Registro, será entregue somente ao próprio destinatário, através da confirmação de sua identidade.


Disponibilidade do serviço

Em todo o território nacional

Quem pode usar

- Pessoas físicas e jurídicas sem contrato;
- Pessoas jurídicas com contrato.

Somente poderá ser utilizado junto a objetos registrados; 
Será solicitado ao destinatário documento de identificação pessoal; 

Entrega

Os objetos com Mão Própria poderão ser entregues a terceiros, devidamente identificados e credenciados para tal fim quando:
a) Destinados a autoridades civis e militares da administração pública federal, estadual ou municipal, direta ou indireta; autoridades diplomáticas ou eclesiásticas; pessoas jurídicas e seus respectivos dirigentes, cujo acesso seja difícil ou proibido ao empregado encarregado da distribuição.
b) Quando endereçado a menores de 16 anos, o objeto somente poderá ser entregue a seus representantes legais (pais, tutores ou curadores), mediante apresentação de documento que comprove a representação legal.
c) Caso o destinatário esteja impossibilitado de receber o objeto, este poderá ser entregue a terceiros mediante apresentação de procuração com poderes expressos para tanto.

Por que usar este serviço?

O remetente tem a garantia de que o próprio destinatário recebeu a correspondência. 

Em todas as Agências dos Correios.

Ao efetuar uma postagem solicite ao atendente o serviço de Mão Própria. Desta forma você terá certeza de que o objeto será entregue nas mãos do destinatário

Quanto custa:

Veja o preço deste serviço

Como pagar: 

Nas agências dos correios 

- Dinheiro em espécie.
- Cheque da própria praça e do próprio interessado, nominativo à ECT ou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.  Conheça as condições para pagamento com cheque.
- A faturarSomente para clientes pessoa jurídica, mediante contrato a ser firmado nas Gerências, através dos Contatos Comerciais de cada estado.

Prazo previsto de entrega:

O prazo previsto para a entrega será o mesmo estabelecido para a modalidade de postagem do objeto.

Outros Prazos

Prazo de Guarda:

Caso a entrega do objeto postado com Mão Própria – MP ocorra em uma agência dos Correios, o prazo de guarda será o mesmo estabelecido para a modalidade de postagem do objeto. 

- Quando endereçado a autoridades civis e militares da administração pública federal, estadual ou municipal, direta ou indireta, a autoridades diplomáticas ou eclesiásticas ou a pessoas jurídicas e seus respectivos dirigentes, cujo acesso seja difícil ou proibido ao empregado encarregado da distribuição, o objeto poderá ser entregue, mediante recibo e comprovada a identidade, a pessoas credenciadas para tal fim.
- Quando endereçado a menores de 16 anos, o objeto somente poderá ser entregue aos seus representantes legais (pais, tutores ou curadores), sendo que, neste caso, os documentos exigidos são os seguintes:
* Pais: Certidão de Nascimento do menor e Documento de Identidade do recebedor;
* Tutor: sentença judicial e Documento de Identidade do recebedor;
* Curador: Certidão do Cartório de Registro ou Sentença Judicial e Documento de Identidade do recebedor.
- Quando o destinatário estiver impossibilitado de receber o objeto, este poderá ser entregue a terceiros, mediante apresentação de procuração.