Você > Notícias > Correios faz balanço positivo da operação logística dos eventos-teste para os Jogos Rio 2016

Correios faz balanço positivo da operação logística dos eventos-teste para os Jogos Rio 2016

Os Correios concluíram com sucesso a operação logística dos 20 primeiros eventos-testes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em que a empresa foi testada no seu planejamento e desempenho, realizando a armazenagem, transporte, distribuição e logística dos materiais esportivos, eletrônicos, utensílios, mobiliários e barreiras, dentre outros equipamentos.

“Sem dúvida trata-se de uma logística complexa, afinal serão 30 milhões de itens armazenados e entregues para preparar e montar os palcos por onde passarão quase 15 mil atletas de 206 países, em quatro regiões do Rio de Janeiro”, explica o presidente dos Correios, Giovanni Queiroz. “Mas estamos preparados para realizar os Jogos Rio 2016, considerado o maior evento esportivo do planeta”, conclui Queiroz, que na sexta-feira (18) visitou o Centro Logístico dos Correios em Duque de Caxias (RJ).

Serão mais de 17 mil entregas, um milhão de encomendas, 980 mil partes de equipamentos esportivos, 120 mil cadeiras, 30 mil camas, 30 mil colchões, 25 mil mesas, 18 mil sofás, 36 mil bagagens de atletas e 300 quilômetros de barreiras (alambrado), para citar alguns exemplos da complexidade da operação.

A área total de armazenagem é de 100 mil metros quadrados, divididos em três centros logísticos — dois em Duque de Caxias e um na Barra da Tijuca —, o equivalente a 12 campos de futebol. Mais de duas mil pessoas estarão envolvidas com a operação por parte dos Correios. Serão utilizados cerca de 170 caminhões e dois mil equipamentos de movimentação (paleteiras, empilhadeiras, trator, guindaste e outros).

Empresa 100% estatal, os Correios — que foram selecionados em um processo de concorrência internacional — repetem a experiência bem sucedida da operação logística dos Jogos Pan Americanos de 2007 do Rio de Janeiro, quando ficaram encarregados de todo o transporte e montagem da estrutura da competição — foi a primeira vez no mundo em que uma empresa de correios realizou uma atividade do tipo.

 

 21/12/2015