Você > Notícias > Correios lança selos que destacam borboletas brasileiras

Correios lança selos que destacam borboletas brasileiras

Brasília, 19/10/2016 - Os Correios colocam em circulação nesta quinta-feira, 20, os selos postais comemorativos Borboletas Brasileiras. Além dos selos, será lançado o carimbo de primeiro dia de circulação com a imagem da borboleta da espécie Episcada hymenaea.

Diversas áreas da ciência beneficiam-se das descobertas científicas em torno desses insetos e, entre as mais recentes, estão o desenvolvimento de produtos como visores de celulares, estruturas aerodinâmicas e até mesmo nanoestruturas.

O lançamento será realizado na biblioteca do Instituto de Biologia da Unicamp, localizada à Rua Monteiro Lobato, 2-55, Campinas, SP. É aberto ao público e contará com a presença de filatelistas e autoridades.

Sobre os selos - Esta emissão destaca 22 espécies de borboletas, agrupadas em duas estampas distintas:

Minifolha formada por seis selos, expostos em três duplas, focando uma espécie de cada uma das seis famílias selecionadas para a sua composição. As borboletas figuram ao centro de cada selo, exibindo coloridas e belas asas, pousando sobre superfícies arenosas ou folhagens. Na área verde, externa ao conjunto de selos, vê-se a espécie Episcada hymenaea e os elementos responsáveis pela metamorfose das borboletas como ovos, lagarta e pupa. Em cada selo foi aplicada a logomarca do Mercosul.


Folha com 16 selos, na qual as borboletas são expostas em 8 pares, visualizadas ao centro de cada selo, pousando sobre superfícies ou folhagens, exibindo as asas abertas, de formas e colorido exuberantes. As espécies enfocadas correspondem a quatro famílias de borboletas, selecionadas dentre a variedade de espécies encontradas no meio ambiente. Na parte verde, externa ao conjunto de selos, visualiza-se a pupa, um estágio importante da metamorfose das borboletas. 


Os selos da minifolha e da estampa foram desenvolvidos a partir de fotografias capturadas pelo fotógrafo Almir Almeida, e a seleção e as identificações das espécies, além da preparação do edital, foram realizados pelo Prof. André V. L. Freitas (Instituto de Biologia – Unicamp). As emissões podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline