Você > Notícias > Selo dos Correios homenageia Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Selo dos Correios homenageia Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Os Correios colocaram em circulação na quinta-feira (16) a emissão especial “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas – Brasil 2015”, em homenagem ao maior evento desportivo-cultural indígena das Américas. Em sua 13ª edição, o evento será realizado de 15 a 27 de setembro, na cidade de Palmas, no Tocantins, com a participação de 23 etnias brasileiras e delegações de 22 países. 

O selo apresenta a marca dos jogos: uma faixa com três cores, larga e entrelaçada, representando as três famílias linguísticas-base dos povos indígenas brasileiros – Tupi, Macro-Jê e Aruak. Estilizada com grafismos tradicionais, a marca faz referência à ação integradora que une os povos participantes do evento. A arte é de Carlos Terena, que utilizou a técnica de computação gráfica. A tiragem é de 600 mil selos a R$ 1,40 cada. As peças podem ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

Sobre os Jogos – A competição esportiva foi criada em 1996 por uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. O primeiro evento foi realizado em Goiânia/GO. No total, já foram reunidos mais de 150 povos indígenas brasileiros na competição, tais como Xavante, Bororo, Pareci, Guarani, além de delegações estrangeiras indígenas vindas do Canadá e da Guiana Francesa.

Boa parte do evento é composta por esportes indígenas, que se dividem em tradicionais demonstrativos e nativos de integração. A outra parcela do encontro  é formada por esportes ocidentais competitivos, que também têm a característica de unificação das etnias e povos indígenas. Paralelamente às atividades esportivas, serão realizadas atividades culturais lideradas por povos indígenas, que celebrarão a diversidade, a cultura nativa e as tradições do Estado do Tocantins e do mundo.

 

17/4/2015