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História da Marca Correios

A primeira iniciativa que tratou do desenvolvimento de uma marca para a ECT ocorreu em 1970, quando foi lançado um concurso público para a criação de uma identidade visual para os Correios.  Assim, foi lançado um concurso público para a criação de uma nova logomarca para os Correios. Entre as milhares de propostas, a comissão julgadora elegeu, por unanimidade, em 4 de agosto de 1970, a criação do estudante de arquitetura e urbanismo Eduardo J. Rodrigues.

Rodrigues baseou-se no envelope comum aéreo, com suas bordas de desenhos geométricos em verde e amarelo. Trabalhando os paralelogramas ali impressos, que remetem à ideia de correios, procurou transmitir uma mensagem de dinamismo, difusão e movimento.

A marca Correios, formada apenas pelas duas setas, foi utilizada desde 1990, quando a empresa atualizou a logomarca e desenvolveu o manual de padronização, estabelecendo as primeiras normas para a identidade visual dos Correios. 

Após mais de 20 anos de uso com grande reconhecimento pela população, a marca dos Correios necessitou de uma modernização. Lançada no dia 6 de maio de 2014, a marca apresenta um novo desenho, resultado de um estudo de branding realizado por consultoria especializada, nasceu preservando as  características já reconhecidas pela população: as cores e as setas — que simbolizam a poderosa capacidade dos Correios de conectar pessoas. A marca preserva e potencializa atributos como confiança e comprometimento, adquiridos pelo serviço postal brasileiro ao longo de mais de 350 anos, ao mesmo tempo em que ressalta características da nova fase da empresa, como proximidade, flexibilidade e dinamismo.