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Programa de Prevenção a Fraudes

O Programa de Prevenção a Fraudes (PPF) representa uma resposta proativa da Empresa à sociedade sobre as medidas preventivas que estão sendo adotadas para preservar e fortalecer uma marca que comemora 350 anos e que sempre foi sinônimo de confiança e orgulho dos cidadãos brasileiros.

A implementação do PPF contribui com ações para o fortalecimento do sistema de controles internos da empresa de modo a sensibilizar todas as áreas sistêmicas da Empresa para a importância do cumprimento da legislação e das políticas normas e procedimentos internos sensíveis à ocorrência de fraudes.

Entre as ações que compreendem o Programa, destacam-se:

- Mapeamento de processos críticos: licitações, contratos, convênios, patrocínios, patrimônio, tecnologia da informação, rede de atendimento e operações, pessoal, contas etc;

- Identificação de agentes responsáveis pelas etapas sensíveis dos processos críticos;

- Elaboração de cartilhas para orientação aos gestores, contendo medidas de prevenção, as quais serão amplamente divulgadas em todos os segmentos da empresa;

- Sensibilização junto aos gestores responsáveis (vice-presidentes, superintendentes executivos, chefes de departamentos e de centrais, diretores regionais, coordenadores regionais) da proposta para fortalecimento dos controles internos da gestão a serem aplicados pelos agentes responsáveis (etapas sensíveis nos processos críticos);

- Realização de monitoramento nas etapas sensíveis dos processos críticos e avaliação permanente quanto à aplicação dos controles primários da gestão (AUDIT).

- Monitoramento contínuo e transparente, e realização de auditorias especiais, quando necessário (AUDIT).

- Treinamentos específicos quanto à Ética, Controles Internos, Corrupção e Fraudes, em parceria com a Universidade dos Correios.

É importante destacar o caráter pedagógico do Programa que propõe ações que estimulem o ambiente de controle e as boas práticas de gestão que conduzam à transparência.

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