Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Sobre o Espaço

O Espaço Cultural Correios (ECC) está localizado no centro comercial de Juiz de Fora, no térreo do prédio sede dos Correios, situado à rua Marechal Deodoro, 470. Este prédio, tombado pelo patrimônio histórico municipal, é de 1935 e conserva em si a história de tempos áureos da Manchester Mineira.    

Mais sobre o centro
A inauguração do ECC ocorreu em 16 de maio de 2007 - mês do aniversário de Juiz de Fora – e se consagrou como um presente para a cidade, que tanto aprecia as artes e a cultura. O espaço integra um circuito de arte, história e cultura, formado por várias instituições, dentre as quais cabe destacar o Museu Mariano Procópio - primeiro museu de Minas Gerais - com um dos maiores acervos do Brasil, e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, com a maior coleção de arte moderna do Estado.

O ECC possui área climatizada de 270 m² dedicada à divulgação da cultura e das artes, com infraestrutura e segurança adequadas para receber visitantes. O espaço possui um Acervo Cultural equipado com trainel (sistema deslizante para organizar e acomodar objetos e documentos de museus) para o armazenamento das obras. A programação, no segmento das artes visuais, é bastante diversificada, sendo que cada exposição se estende por 45 dias, em média.

A lateral esquerda externa do prédio que dá acesso à agência central dos Correios em Juiz de Fora e ao Espaço Cultural Correios abriga o Corredor Cultural Renato Stehling, criado pelos Correios com o apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras. A parceria, fruto da assinatura de um “termo de uso de bem público” possibilitou que oito artistas plásticos de Juiz de Fora formassem um novo espaço cultural na cidade. Ao atrair os visitantes, os Correios democratizam o conhecimento e as identidades históricas da cidade e do Estado.

Com uma crescente necessidade de locais para exporem suas obras, os artistas viram nos Correios um espaço perfeito que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

Confira a planta baixa do Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora
Programação
EXPOSIÇÃO

Williasmburg: paisagem em transformação

A exposição do fotógrafo carioca Caique Cunha está em cartaz no Espaço Cultural Correios Juiz de Fora até o dia 30 de março de 2018.

As imagens abordam o processo de gentrificação (enobrecimento de áreas urbanas, tornando-as mais atraentes a investidores e menosprezando a população e os costumes locais) na região do Brooklyn, em Nova Iorque, e apresentam uma síntese visual da paisagem humana, arquitetônica e urbana de Williamsburg.

A mostra, que tem curadoria do arquiteto e cenógrafo mineiro Rodrigo Santana, já foi vista por mais de 30 mil pessoas em Nova Iorque, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Niterói), Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Garanhuns) e São Paulo.

Composta por 29 fotografias, as imagens foram produzidas entre 2013 e 2016, e propõem diálogo entre a fotografia analógica, digital e instantânea. Nos registros, Caique Cunha revela mudanças e costumes de grandes centros urbanos que vivem em constantes transformações. As fotos em preto e branco retratam indiferenças e complexidades de planos e contrastam com a Nova Iorque do imaginário popular, uma cidade repleta de cor e luz. O registro de uma região ainda pouco explorada expõe as relações entre o espaço, o tempo e seus habitantes.

Elementos que dão corpo e vida a uma cidade. O projeto, embora desenvolvido nos Estados Unidos, desperta a atenção para um fenômeno muito comum em Países emergentes, como o Brasil. Utilizando-se de enquadramentos que enfatizam a dissonância entre a cultura local e o novo, Caique narra histórias, indiferenças e conflitos, resgatando a discussão entre as ambições estéticas da fotografia e sua função documental.

Serviço
Exposição: Williamsburg: paisagem em transformação
Local: Espaço Cultural Correios (Rua Marechal Deodoro, 470 – Centro – Juiz de Fora/MG)
Data: 2 de fevereiro a 30 de março de 2018
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h30
Classificação etária: livre para todos os públicos
Entrada Franca

Espaço Cultural Juiz de Fora




Visitação
:
Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro - Juiz de Fora/MG - Cep: 36002-900
Telefones: (32) 3690-5715 / 3211-9660

Funcionamento:
O Espaço Cultural Correios recebe seus visitantes de segunda a sexta, de 10:00 às 17:30h. Não abrimos aos sábados.
A entrada é gratuita.


Salvar