Services

Programação

Exposições

 

Mostra itinerante de Oswaldo Goeldi, mestre da gravura, chega ao Espaço Cultural Correios em Juiz de Fora Exposição "Lágrimas de São Pedro" traz 4 mil lâmpadas ao Espaço Cultural Correios em Juiz de Fora


Exposições

O Espaço Cultural Correios em Juiz de Fora estará mais iluminado a partir do dia 17 de dezembro, com a mostra "Lágrimas de São Pedro?. A obra é composta por cerca de 4 mil ?lágrimas? formadas por bulbos de lâmpadas cheios d'água, que são presos ao teto por fios de nylon em diferentes alturas e com iluminação específica. O trabalho é do artista baiano Vinícius S.A e remete à chuva que alivia o sofrimento do sertanejo. A exposição já passou pelas cidades de Salvador, Brasília, São Paulo, Araraquara, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife, rendendo ao artista o convite para expor em Frankfurt, Alemanha, em março do próximo ano. De 08 a 18 de dezembro, Vinícius estará em Juiz de Fora à disposição da imprensa para entrevistas.

O artista

Vinícius Silva de Almeida, 30 anos, vive e trabalha em Salvador. Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, pode ser considerado um artista inquieto. Seu interesse pelas ciências exatas o fez desenvolver uma linguagem própria, que alia o pensamento científico a práticas manuais e de baixa tecnologia a proposições de poéticas visuais poderosas, que, além de estabelecer diálogos com o espectador, traduz sua memória e experiências, fazendo de seu processo uma constante investigação de possibilidades estéticas e conceituais do cotidiano.

Vinícius possui várias obras premiadas em renomados salões e bienais, a exemplo de ?Objeto óptico #02?, que recebeu o Prêmio de Residência Artística Internacional, no 15º Salão da Bahia, a instalação ?Sorria, você está sendo filmado!?, premiada no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia, e ?O Pulso da Bienal?, que recebeu menção especial na VII Bienal do Recôncavo. Também participa de diversas exposições coletivas, como ?Aproximações contemporâneas?, na Roberto Alban Galeria de Arte. Ele também integrou as publicações ?30 contemporâneos brasileiros?, de Enock Sacramento, ?50 anos de Arte na Bahia? e ?Água, reflexos na arte da Bahia?, de Matilde Matos. Recentemente foi residente no programa do Kulturamt, a convite do governo de Frankfurt, Alemanha.

Serviço:
Exposição "Lágrimas de São Pedro"
Local: Espaço Cultural Correios Juiz de Fora (Rua Marechal Deodoro, 470 - Centro)
Abertura: 17 de dezembro de 2013, às 19h
Período da mostra: 18/12/13 a 01/02/14
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, das 10h às 14h.
Assessoria de Comunicação dos Correios em Minas Gerais
Crédito da foto: Erivan Morais