Services
Sobre Correios > Sustentabilidade > Vertente ambiental > Proteção dos recursos naturais renováveis

Proteção dos recursos naturais renováveis

Outra frente do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC) é o incentivo ao consumo consciente de recursos naturais renováveis.

Educação Ambiental Eventos voltados para a sensibilização e/ou execução de práticas ambientais que visem à redução do consumo, prioritariamente, de água, energia elétrica e papel. Além dos eventos, ações de comunicação interna, emissão de selos ambientais e patrocínios institucionais temáticos complementam a estratégia de mudança de cultura em favor do meio ambiente.
Produtos e Serviços Ecoeficientes Os Correios estão ampliando a oferta de serviços e produtos ecoeficientes para a sociedade. Os serviços V-Post e Mala Direta Postal Especial são exemplos. No V-Post, os Correios recebem arquivos eletrônicos dos tribunais de justiça, por meio seguro, os transformam em objetos postais físicos, fazem a entrega e digitalizam os ARs (Avisos de Recebimento) que são enviados aos tribunais. Já a Mala Direta Postal Especial evita postagem de objetos com CEPs inválidos e elimina o trajeto de retorno de objetos devolvidos. Existem, ainda, produtos filatélicos com características ecoeficientes, tais como: cadernos executivos e embalagens confeccionadas em papel reciclado.
Selos Filatélicos Temáticos Os Correios propagam o patrimônio natural brasileiro e promovem fatos sociais e a proteção ambiental por meio da emissão de selos postais. De 2011 a 2013, foram emitidos 93 selos com a temática ambiental.
Cartão Combustível Ação implantada em 2010 para gerenciamento informatizado do abastecimento da frota de veículos da ECT. Esta medida proporcionou ganhos ambientais, econômico-financeiros e operacionais, tais como:
      - Eliminação anual de milhares de notas fiscais;
      - Redução de percursos para abastecimento da frota da empresa;
      - Maior controle do desempenho por veículo, por tipo de combustível e por fornecedor.
Compras Sustentáveis Os Correios vêm fazendo a inserção gradativa de critérios ambientais no processo de compras com aquisição, em 2012, de:
      - 22% de resmas de papel reciclado (do total de resmas adquiridas pela empresa);
      - 6.127 veículos automotores com Selos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores e motocicletas, denominado PROCONVE e PROMOT;
      - Computadores com certificados destinados a identificar e promover produtos energeticamente eficientes para reduzir as emissões de gases efeito estufa.