Portal dos Correios

Sobre o Centro

O Centro Cultural Correios Salvador está localizado no Edifício Sede dos Correios na Bahia, na Av. Paulo VI, 190, Pituba. O prédio, inaugurado em 1984, foi originalmente concebido para abrigar a sede da Diretoria Regional da Bahia e sua estrutura administrativa, que até então eram situadas em imóvel localizado na Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio.

Mais sobre o centro

O projeto do imóvel, criado na década de 1970,  tem a autoria do arquiteto carioca Ricardo A. Giuseppe Mannino, contemplando uma nova linguagem arquitetônica que transmitisse aspectos visuais mais contemporâneos. A edificação foi idealizada em concreto aparente, inclusive em suas vedações externas, e incorpora painéis modulados de argamassa armada, esquadrias em alumínio anodizado e forros metálicos.

Além da torre com 17 pavimentos, o prédio contempla vários anexos, tais como galpão operacional de centro de logística e teatro/auditório. O imóvel tem área de terreno de 34.689,00m² e área construída de 41.947,00m².

O Centro Cultural Salvador, que outrora funcionava em prédio localizado no bairro do Pelourinho, atualmente recebe os seus visitantes em nova localização, em área de grande oferta de lojas e serviços e próxima ao novo centro, facilitando também o acesso, à eventos culturais, para clientes que utilizam os serviços dos Correios na agência Pituba.

Programação

Centro Cultural Correios Salvador realiza exposição filatélica destacando personalidades negras

A exposição filatélica “Personalidades Negras nos Selos Brasileiros” conta com 19 painéis contendo réplicas de selos, além de textos explicativos, dispostos em ordem temática e cronológica, relembrando a contribuição de importantes personalidades negras, nos campos das artes, esporte e política, entre outros, para a História e cultura nacionais. A mostra agrega um grande recorte temporal, iniciando com um selo lançado no ano de 1900, seis décadas após o lançamento do primeiro selo brasileiro, quando os exemplares comemorativos, com imagens referentes à eventos e personalidades, começaram a circular. O passeio histórico através dos selos contempla momentos marcantes, como a abolição da escravatura, que teve seus movimentos precursores no Brasil em 1884 e o fortalecimento de relações diplomáticas e aproximação do Brasil e países africanos, na década de 1960, com posterior criação de Políticas Raciais. O último painel apresentado na mostra, que cita selo lançado em 1995, relembra Zumbi dos Palmares, ícone de resistência ao trabalho escravo no período do Brasil Colônia, no aniversário de 350 anos de sua morte.

A viagem histórica proposta na exposição representa uma homenagem à luta pela igualdade, pela representatividade e direitos humanos através da atuação de personalidades como Castro Alves, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Clementina de Jesus e Aleijadinho, que estão entre as figuras retratadas nas peças.

“Personalidades Negras nos Selos Brasileiros” ficará disponível para visitação no Centro Cultural Correios Salvador até o dia 06 de julho de 2018.  A exposição é iniciativa dos Correios, com realização do Centro Cultural Correios Salvador.

Serviço
Abertura: 07 de maio de 2018.
Visitação: até 06 de julho de 2018, segunda a sexta-feira, de 8 às 17h.
Endereço: Centro Cultural Correios : Av. Paulo VI, 190 - Pituba, Salvador/BA
Informações: (71) 3346-2051/2052.
Entrada franca.

Centro Cultural Salvador


Foto fachada_ Edifício Sede BA.jpg

Visitação

Av. Paulo VI, 190, térreo - Pituba
Telefones: (71) 3346-2051/2052

Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, de 8 às 17h.  
Entrada franca.
E- mail: