Portal dos Correios

Sobre o Espaço

 

Mais sobre o espaço


Sobre o Espaço 

O Espaço Cultural Correios ocupa um belíssimo prédio histórico na Praça da Alfândega, localizada no Centro de Porto Alegre. Inaugurado em 1914 e tombado pelo IPHAN em 1980, o edifício foi sede dos Correios na capital gaúcha por décadas e atualmente abriga também o Memorial do Rio Grande do Sul. Entre as atividades realizadas estão exposições de artes visuais, oficinas, eventos e visitas guiadas à Sala Histórica.

 Mais sobre o Espaço

Com o objetivo de fomentar ações culturais, abrigar a memória postal e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre foi constituído em 2005. Promove suas atividades num prédio que foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiedersphan e que está situado entre outros dois importantes espaços de arte do Estado: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Santander Cultural. 

No térreo do prédio, um amplo espaço está disponível para abrigar exposições artísticas e outras atividades culturais. Além de receber projetos selecionados através de edital, o local também está apto a acolher, através do sistema de escolha direta, ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais.

 Programação 

Sala Histórica Correios

A história dos Correios nos últimos dois séculos é contada através de uma coleção de móveis, máquinas e equipamentos. Os visitantes podem conhecer a memória da empresa e resgatar a história da correspondência no Brasil, agendando uma visita guiada ao espaço.

 

Programação
EXPOSIÇÃO

Exposição Portfólio: Fotógrafos no Espaço Cultural Correios Porto Alegre

Na próxima semana, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre recebe a exposição “Portfólio: fotógrafos”, com organização e curadoria do arquiteto e artista visual Fábio André Rheinheimer. A mostra propõe um diálogo entre diferentes propostas estéticas e conceituais a partir da produção de 27 profissionais com formação e olhares distintos sobre a fotografia na atualidade.

Entre os fotógrafos estão nomes da cena cultural e artística de Porto Alegre como Adela Armando, Alexandre Eckert, Ana Luisa Bratkowski, Bia Donelli, Carlinhos Rodrigues, Douglas Fischer, Fabrício Simões, Fernando Kluwe Dias, Fernando Pires, Flávio Wild, Gutemberg Ostemberg, Gustavo Monteiro, Heloísa Medeiros, Iara Tonidandel, Ivana Werner, Karla Santos, Leandro Facchini, Leonardo Kerkhoven, Lizandra Caon, Manoel Petry, Maris Strege, Nattan Carvalho, Paulo Mello, Pedro Antônio Heinrich, Rafael Karam, Sérgio de Paula Ramos e Wanderlei Oliveira. Paisagens, pessoas, cores e ações são alguns dos elementos retratados e que compõem um mosaico plural para celebrar as diferentes apropriações simbólicas dos profissionais.

A abertura acontece no dia 16 de maio, no Espaço Cultural Correios, a partir das 18h, com a presença dos fotógrafos que fazem parte da mostra. As fotografias poderão ser vistas pelo público até o dia 15 de junho.

A exposição é gratuita e fica aberta de terças a sábados, das 10h às 18h. O Espaço Cultural Correios está localizado no térreo do prédio histórico da empresa na Praça da Alfândega (Centro Histórico da capital), com acesso pela lateral, na Avenida Sepúlveda.

Serviço
Exposição “Portfólio: fotógrafos”
Abertura: 16 de maio, às 18h
Período: 16 de maio a 15 de junho
Horário: das 10h às 18h, de terças a sábados
Local: Espaço Cultural Correios – Rua Sete de Setembro 1020 - na Praça da Alfândega, com acesso pela lateral, na Avenida Sepúlveda.

 

Centro Cultural Porto Alegre

Endereço:

Rua Sete de Setembro, 1.020, Térreo – Praça de Alfândega
Centro – Porto Alegre - RS
CEP: 90010-191 

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Contatos:

Telefone: (51) 3220-4728
E-mail: espacocultural-rs@correios.com.br