Normas para publicação

Postal Brasil – Revista técnico científica dos Correios

Contribuições aceitas: Artigo de revisão: Síntese do conjunto de produções disponibilizadas na literatura da área, apresentando o estado da arte e identificando lacunas a serem exploradas. Deverá ter no mínimo 8 e no máximo 15 laudas;

Artigo empírico: Trabalhos derivados de pesquisa empírica, de caráter descritivo ou preditivo. Deverá ter no mínimo 8 e no máximo 15 laudas;

Resenha: Revisão crítica de obra nacional ou internacional publicada, com tema atual. Deverá ter no mínimo 3 e no máximo 5 laudas;

Relato de experiência: Relato de experiência que descreva novos métodos ou técnicas utilizadas. Deverá ter no mínimo 8 e no máximo 15 laudas;

Ensaio: Texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema. Utiliza-se de discurso argumentativo e expositivo, problematizando uma questão tema focada pelo autor, exigindo conclusões originais. Deverá ter no mínimo 3 e no máximo 15 laudas;

Resumo: Revisão e análise de um livro técnico-científico de interesse, principalmente nos casos de dificuldade de acesso ao público geral em função do preço, línguas de publicação ou escassez no mercado. Deverá ter no mínimo 3 e no máximo 5 laudas.

Submissão de trabalhos

Os trabalhos deverão ser enviados via SEI (https://sei.correios.com.br/).

Usuários externos à empresa deverão primeiro cadastrar-se, no endereço

https://sei.correios.com.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0.

Após o credenciamento no sistema, deve-se iniciar um novo processo do tipo “Educação Corporativa: Submissão de artigo” e selecionar o Nível de Acesso “Restrito” e a Hipótese Legal “Direito Autoral (Art. 24, III – Lei 9.610/98)”, constituído dos seguintes documentos:

  1. Documento do tipo ”Submissão de Artigo – Revista Postal Brasil”, com Nível de Acesso “Restrito” e a Hipótese Legal “Direito Autoral (Art. 24, III – Lei 9.610/98)”, preenchido conforme orientações constantes no próprio documento.
  2. Documento externo do tipo “Artigo”, contendo o trabalho a ser submetido em formato editável, comprimido (ZIP), com Nível de Acesso “Restrito” e a Hipótese Legal “Direito Autoral (Art. 24, III – Lei 9.610/98)” e seguindo as normas do item “Estrutura do trabalho”, abaixo.

O processo deverá ser encaminhado para a unidade GEGC-UNICO – Gerência de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento – GEGC.

Estrutura do trabalho:

O trabalho conterá Folha de Rosto com, única e exclusivamente, as seguintes informações, todas elas centralizadas na folha:

Título pleno em português, entre 10 e 12 palavras

Sugestão de título abreviado para português, não devendo exceder 5 palavras

Em nenhum momento do trabalho escrito deverá haver identificação do autor, tendo em vista o método de avaliação de blind review, em que os avaliadores não saberão a autoria do texto. A identificação de autoria será feita no corpo do e-mail, conforme orientações no item “Submissão dos trabalhos”.

A página 2 deverá conter

Resumo em português redigido em letra Arial tamanho 10, com no máximo 250 palavras.

Palavras-chaves redigidas em letra Arial tamanho 10 (máximo de 3 palavras).

O conteúdo do texto deverá ser redigido em fonte Arial tamanho 12, parágrafo de 1 cm a partir da margem esquerda e espaçamento entre linha 1,5.

O documento deverá ser produzido na configuração A4 com as seguintes margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm).

A inclusão no texto de figuras, tabelas e as referências bibliográficas deverá seguir o padrão da ABNT.

Avaliação do trabalho científico

A revista conta com um banco de pareceristas por área, que constituirão o comitê de avaliação técnica da edição de acordo com os artigo submetidos.

Cada trabalho será avaliado por três pareceristas, que emitirão parecer favorável ou não para a publicação do artigo na revista. Os três pareceristas não terão ciência da autoria do artigo e nem das demais avaliações, como forma de diminuir possíveis vieses.

Responsabilidade do Autor

As afirmações e opiniões expressas nos trabalhos científicos são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial responsável pela publicação da Revista.

Os autores dos trabalhos científicos devem encaminhar para o Conselho Editorial, no momento da submissão do artigo, a declaração de autorização para publicação e de direitos autorais, conforme padrão disponibilizado aqui.