Sobre os Correios > Sala de Imprensa > Perfil dos Correios

Perfil dos Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e desde então vêm se modernizando para oferecer serviços com a qualidade e a eficiência exigidas pelos seus clientes e que sempre colocaram a empresa em primeiro lugar em inúmeras pesquisas de credibilidade realizadas na última década.

Vinculada ao Ministério das Comunicações, a empresa atua em todo o território brasileiro, com a importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional.

Devido à forte capilaridade da rede de atendimento, a prestação de serviços financeiros nas agências dos Correios constitui-se, cada vez mais, numa importante contribuição para a inclusão bancária de milhões de brasileiros. Desde a criação do Banco Postal, milhares de pessoas, que antes tinham que se deslocar para uma cidade vizinha para realizar uma simples operação bancária, agora contam com a comodidade de tudo poder ser feito na própria cidade onde moram.

Lado a lado com a vertente social, os Correios oferecem soluções com tecnologia de ponta para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituições num mercado cada vez mais competitivo.

Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, a partir de 2009 os Correios adotaram uma nova Identidade Corporativa, assumindo uma postura proativa diante dos clientes, da sociedade, dos empregados e do governo. Além de oferecer e entregar produtos e serviços, os Correios passam a entender melhor as demandas da sociedade, gerando soluções para aproximar pessoas e organizações, onde quer que estejam.

Mais do que honrar todos os compromissos assumidos com os clientes, os Correios querem se antecipar às suas necessidades e praticar a sustentabilidade, visando à evolução do negócio e ao equilíbrio econômico, ambiental e social. Essa nova postura contribuirá para que a ECT se torne uma empresa de ?classe mundial?, destacada por suas práticas e resultados.

Patrocínio cultural e esportivo

Os Correios possuem ainda forte atuação no incentivo à cultura e ao esporte, investindo em projetos em sinergia com políticas públicas que tem como objetivo ampliar o acesso de todos aos bens culturais e à prática esportiva, promover a inclusão social e a sustentabilidade.

Dessa forma, patrocinam diversas ações em todas as regiões do País, firmando a percepção da sociedade quanto a seu compromisso com o fomento da cultura e do esporte e bem-estar social, tendo destinado em 2013 cerca de R$ 36 milhões para o patrocínio de projetos da área cultural.

Por meio de seleções públicas gratuitas, pela internet, são selecionados projetos de vários segmentos que representam a rica diversidade cultural brasileira. Em 2013, como uma das ações de destaque das comemorações dos 350 anos dos Correios, foram abertas inscrições para a seleção de projetos culturais possibilitando a participação de proponentes de todo o País. Clique aqui para conhecer o resultado final dessa seleção.

Os Correios também mantêm Centros Culturais no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP) e Salvador (BA); Espaços Culturais em Fortaleza (CE) e Juiz de Fora (MG), além do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, ambientes propícios à promoção da arte e cultura, tornando-as acessíveis a todos.
Já na área esportiva, desde 2001, os Correios investiram R$ 232,26 milhões em patrocínio. Atualmente, a empresa é Patrocinadora Oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), apoiando o desenvolvimento de atletas desde a base até o alto rendimento, além de manter escolinhas que permitem o primeiro contato de crianças e adolescentes com o esporte.

Os patrocínios esportivos e culturais prevêem contrapartidas voltadas para a inclusão e o desenvolvimento social, bem como para a preservação do meio ambiente.Sustentabilidade

"O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades." Trecho da ABNT NBR ISO 26000:2010.

A responsabilidade empresarial frente à sustentabilidade é uma realidade mundial das organizações. Os Correios são uma organização que se preocupam com o futuro e já realizam consideráveis esforços tendo como base o tripé da sustentabilidade. Por esse motivo, as ações descritas estão organizadas segundo o princípio internacional do Triple Botton Line, que divide a sustentabilidade em três ramos, pilares ou vertentes, a saber: econômico, social e ambiental.