Portal dos Correios

Logística Integrada

Solução indicada para a sua Instituição atingir o melhor nível de rentabilidade de seus serviços logísticos e encantar seus clientes internos, externos e cidadãos. Os Correios estão presentes em todos os municípios do país, com estrutura logística instalada composta por armazéns, veículos, unidades de atendimento e centros operacionais, permitindo o desenvolvimento de soluções personalizadas para operações logísticas de qualquer porte.

A Logística Integrada contempla serviços customizados de armazenagem, gerenciamento da cadeia de abastecimento, preparação de pedidos, distribuição e entrega de documentos e materiais não perecíveis, trazendo como benefícios:

  • Otimização de processos.
  • Direcionamento de mão de obra própria para a atividade fim do Órgão.
  • Profissionalização na Gestão de Estoques e materiais internos.
  • Expertise dos Correios na atividade.
  • Responsáveis por importantes operações, mediante parcerias com Órgãos de Governo, os Correios executam atualmente:

Distribuição do Livro Didático: desde 1994, a entrega em todas as escolas públicas do país dos livros didáticos adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com estrutura logística dedicada.

Operação Leve Leite: serviços logísticos de armazenagem, gestão de estoque e distribuição domiciliar em mais de 340 mil residências de leite em pó aos alunos com idade entre 1 a 14 anos, matriculados na rede municipal de ensino de São Paulo.

Gestão de Armazém: parceria com o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT/MG) desde 2007, para administração de seu armazém e execução de todas as atividades de gestão e de distribuição de materiais de consumo a todas as unidades do TRT no estado.

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): desde 2009, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para encaminhamento, distribuição, coleta e retorno das provas do exame ENEM, com segurança e discrição. Em 2014, serão mais de 9 milhões de candidatos, distribuídos em mais de 8,5 mil locais de provas, realizadas simultaneamente em mais de 1.700 municípios brasileiros, em todos os Estados.

Eleições: movimentação, controle e logística reversa de urnas e materiais eleitorais entre as sedes das instituições e os locais de votação. Amplamente utilizado pela Justiça Eleitoral, o serviço atende também qualquer entidade que tenha necessidade de promover eleições, plebiscitos, consultas populares, etc.

Remédio em Casa: solução de Logística Integrada, parcial ou completa, de gestão de estoque, armazenagem e entrega de medicamentos a portadores de doenças crônicas (hipertensão e diabetes, por exemplo), cadastrados e acompanhados pelas Secretarias de Saúde.

Mensageria: solução para coleta, tratamento e distribuição de objetos postais e documentos internos entre os setores do cliente, com possibilidade de rastreamento de toda documentação através de consulta on-line no Sistema de informação.

Vantagens para o cliente:

> Redução dos custos com Recursos Humanos: Mão-de-obra especializada cedida pela ECT, com experiência nas atividades de coleta, tratamento e distribuição de objetos;

> Redução dos custos com transporte: Veículos e motoristas (estrutura dedicada), cedidos pela ECT;

> Gestão da Informação: Sistema de registro e rastreabilidade dos objetos tramitados;

> Padronização do sistema de controle do fluxo de objetos tramitados; 

> Maior segurança e sigilo no tratamento das informações;

> Agilidade, regularidade e segurança na distribuição das remessas.

Alguns de nossos clientes:

- Tribunal de Justiça do Espírito Santo;

- Tribunal de Justiça de Minas Gerais;

- Tribunal de Justiça de Rondônia;

- PETROBRÁS (Rio de Janeiro e Espírito Santo);

- Ministério Público do Pará;

- Companhia Estadual de Energia Elétrica (Rio Grande do Sul);

- Boulevard Shopping (Pará);

- Shopping Iguatemi (Bahia)