Governança Corporativa

dedo apontado para cima, na representação de vários icones.
dedo apontado para cima, na representação de vários icones.

 
A governança corporativa dos Correios é um sistema pelo qual a empresa é dirigida e controlada. Compreende a estrutura organizacional, a regulamentação normativa, os processos, a Estratégia Correios, os órgãos internos de governança e os órgãos externos de supervisão e controle.

Está estruturada para apoiar a empresa na capacidade de gerar valor em curto, médio e longo prazos por meio de sua estrutura, processos e planos, assim como para prover o direcionamento estratégico, avaliar e supervisionar a gestão, enquanto o papel da gestão é o de garantir a execução do direcionamento estratégico e o de reportar o desempenho.

tres quadrados e simbolo de adição.Arquitetura

A arquitetura de governança dos Correios exibe os elementos e o relacionamento das estruturas de governança:

  Veja nossa arquitetura de governança
Arquitetura de Governança
Arquitetura de Governança mobile

 

Comitê de Governança

Os Correios contam ainda com o Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGORC), que tem por atribuição assessorar a Diretoria Executiva no que se refere às questões relativas à governança corporativa, à estratégia, à conformidade, aos riscos e aos controles internos.

 

Mão com uma caneta apontando para uma gráfico em uma folha sobra a .

Maturidade em Governança

Para evolução da maturidade em governança nós participamos de avaliações, desde 2010, por meio do índice de Governança de TI – iGovTI, que atualmente está contemplado no Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública (IGG-TCU), realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU, e o Indicador de Governanç̧a (IG-SEST) desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia.
Como resultado, aprimoramos a governança em alinhamento às boas práticas de mercado e aos normativos estabelecidos pelos órgãos de controle e supervisão.
Conjuntamente são monitorados e acompanhados os indicadores do plano estratégico.

Nossos Índices de Governança

Folha com gráfico de barras, com azul

Levantamento de Governança e Gestão Pública – IGG/TCU

Instrumento de autoavaliação da governança e da gestão das organizações públicas federais e de aferição da implementação de boas práticas de liderança, estratégia e accountability, bem como práticas de governança e gestão de TI, de pessoas e de contratações.
Acesse aqui o resultado do IGG/TCU

mãos de quadro pessoas uma sobre as outras

Indicador de Governança - IG-SEST

Instrumento de acompanhamento do desempenho da governança das empresas estatais federais, desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, no que se refere ao cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016.
Acesse aqui o resultado do IG-SEST

dois fios conectados a uma placa de rede

Índice de Governança de TI - iGovTI/TCU 

Instrumento de avaliação da governança de tecnologia da informação (TI) na Administração Pública Federal, no que se refere às práticas de governança e de gestão de TI previstas em leis, regulamentos, entre outros normativos. A partir de 2017, o iGovTI passou a compor o IGG/TCU.
Acesse aqui o resultado do iGovTI

 

PremiaçãoPremiações e Certificações

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2021;

  • No dia 1º/12/2021, os Correios receberam reconhecimento pela classificação em Nível 2 no 5º ciclo de avaliação do Indicador de Governança – IG-Sest, mantendo o nível alcançado no 4º ciclo, realizado em 2019. Das 60 estatais participantes, 16 classificaram-se no Nível 1 e 15 no Nível 2. É importante destacar que o instrumento de avaliação torna-se mais complexo e exigente a cada ciclo e, desta forma, que o resultado alcançado pelos Correios reflete o crescimento da maturidade da governança da Empresa, não só garantindo o cumprimento de requisitos legais, mas alinhando-se, cada vez mais, às boas práticas de mercado. O IG-Sest foi desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - Ministério da Economia, com vistas a induzir boas práticas de governança e como instrumento de acompanhamento contínuo das empresas estatais federais, aferido por meio da avaliação do cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas aplicáveis às estatais federais, principalmente no que se refere à Lei das Estatais, ao Decreto 8.945/2016 e às resoluções CGPAR. Neste ciclo, o IG-Sest incorpora, além de parte dos aspectos já avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da OCDE, da CGU e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Mais informações sobre o resultado do IG-SEST estão disponíveis em https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/empresas-estatais-federais/igsest.
  • Os Correios foram reconhecidos no VII Concurso de Boas práticas na Gestão de Ética – Comissão de Ética Pública com a Campanha “Fortalecendo valores na prática”. Buscando promover a difusão e o intercâmbio de boas práticas/experiências bem sucedidas em gestão da ética no âmbito do Poder Executivo federal, a Comissão de Ética Pública realiza, desde 2015, o Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética. A iniciativa contribui para o reconhecimento e visibilidade do papel educador das Comissões de Ética e estimular a reflexão sobre o papel e a importância da ética na Administração Pública na prevenção de condutas incompatíveis com o padrão ético desejável para o desempenho de funções públicas.
  • A Auditoria Interna dos Correios foi reconhecida na Campanha sobre a conscientização da auditoria interna 2021 do Instituto dos Auditores Internos (IIA-Brasil), com um troféu de campeã do Prêmio Internacional do Mês de Conscientização da Auditoria Interna – maio de 2021. A campanha tem o intuito de promover uma série de ações para divulgar a forma de atuação da área de Auditoria Interna dos Correios e a sua importância para a tomada de decisões e o alcance dos objetivos corporativos, visando reforçar a importância da auditoria interna nos Correios.
  • Os Correios foram anunciados como a marca mais lembrada na categoria “Empresa Pública Eficiente” do Prêmio Top of Mind – Rio Grande do Sul, conquistando o primeiro lugar na categoria pelo 16º ano consecutivo. O Top of Mind RS– é um prêmio pioneiro no país, promovido há 29 anos . As complexas operações logísticas e a extensa capilaridade dos Correios foram enfatizadas.
  • Os Correios receberam certificado de adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P do Ministério do Meio Ambiente, em dezembro de 2021. Alinhados aos esforços mundiais em prol do desenvolvimento sustentável, o programa estimula as instituições públicas do País a promoverem uma cultura organizacional de responsabilidade socioambiental.

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2020:
  • Pelo segundo ano consecutivo, o World Post & Parcel Awards, prêmio internacional considerado o “Oscar” dos correios em todo o mundo. Nesta edição, a empresa recebeu o primeiro lugar nas categorias Crescimento Transfronteiriço, com o novo modelo de importação pelo portal “Minhas Importações”, e Atendimento ao Cliente, com os serviços Compra Fora e Packet, lançados em 2019;
  • Reconhecimento internacional com o Prêmio AICEP 2020, na categoria Inovação, com a solução “Minhas Importações”;
  • Título de “Empresa que Melhor se Comunica com Jornalistas”, na categoria Logística e Transporte;
  • Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), os Correios foram a empresa mais escolhida durante a Black Friday de 2020, sendo a opção de envio de 65% dos lojistas. Já de acordo com a plataforma Melhor Envio, os Correios foram a transportadora mais escolhida na Black Friday e na Cyber Monday, por 65% dos lojistas.
  • Selo Bronze conferido pelo EMS Performance Awards em virtude do excelente desempenho operacional em 2019. Para receber o selo, o Brasil alcançou o nível de performance operacional esperado de 90% no indicador de Resposta do Serviço ao Cliente e de 94% no indicador de entrega no Prazo e Transmissão da Informação no Prazo.