Orientações Gerais
CADASTRAMENTO NAS AGÊNCIAS DOS CORREIOS
A partir de 08/06/2020, o Balcão do Cidadão irá apoiar no cadastramento de beneficiários para recebimento do Auxílio Emergencial. Além disso, os Correios realizarão também a consulta ao resultado da análise de concessão do benefício.
O Auxílio Emergencial aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República é um benefício de R$ 600 para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), já que muitas atividades econômicas foram gravemente afetadas pela crise.
O papel dos Correios nesse processo é a realização de cadastro presencial ao cidadão que queira solicitar o Auxílio Emergencial do Governo Federal e encontra dificuldade para o fazer por meio dos canais digitais.
O cadastramento é gratuito e o cidadão deve atender aos critérios definidos pelo Governo para recebimento.
Quem poderá solicitar o benefício?
Pessoas físicas que possuam CPF e que estejam em condição de vulnerabilidade no que se refere ao acesso aos meios digitais de solicitação do benefício Auxílio Emergencial.
(Se você não possui CPF ou precisa regularizá-lo, também pode fazê-lo nas agências dos Correios, a um custo de R$ 7,00).
Veja se você tem direito e quais os pré-requisitos:
- Ter mais de 18 anos;
- Autônomos informais;
- Mães provedoras da família;
- Estrangeiros que residem no Brasil;
- Trabalhadores informais, inscritos no CadÚnico;
- Mães adolescentes, ainda que menores de 18 anos;
- MEI ou contribuinte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS);
- Não receber benefício previdenciário, assistencial (exceto Bolsa Família), seguro-desemprego;
- Pessoas com: Renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou Renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00);
Medidas preventivas
Os Correios ressaltam as medidas preventivas tomadas nas agências para o período de pandemia:
- Reforço do controle do fluxo de atendimento
- Organização dos clientes de modo a manter a distância recomendada
- Painel de acrílico nos guichês de atendimento
- Reforço nos procedimentos de limpeza
- Cuidados extras de higiene
- Desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos, para evitar o contato físico.
E, com intuito de preservar a segurança de todos, foi estabelecido o calendário abaixo para solicitação do cadastro nas agências, conforme o mês de aniversário do cidadão:
Dia da semana | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
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Mês de aniversário do cidadão | Janeiro Fevereiro |
Março Abril |
Maio Junho |
Julho Agosto Setembro |
Outubro Novembro Dezembro |
Organização das Filas: para o conforto e manutenção da qualidade do atendimento prestado, comunicamos que o atendimento será realizado por meio de distribuição de senhas, devendo os clientes aguardar em fila única, mantendo o distanciamento de pelo menos 1,5 m dos demais. Havendo fila 1 (uma) hora antes do horário de encerramento do atendimento ao público, será cessada a entrega de senhas, a fim de evitar aglomerações e garantir que todos sejam atendidos. Caso novos clientes venham a entrar na fila após a entrega de senhas, os mesmos serão orientados a retornar no dia seguinte ou próximo dia útil.