Saiba mais - Correios Log+

Foto de armazém logístico com estantes e paletes com encomendas
Foto de armazém logístico com estantes e paletes com encomendas

balao-cor.png O que é?

O serviço Correios Log+ suporta operações logísticas completas, com armazenagem, atendimento de pedidos e integração aos demais serviços de entrega e logística reversa dos Correios.

Também chamado de fulfillment, é destinado às empresas que atuam na venda de produtos para os mercados nacional e internacional, que poderão contar com um único operador logístico capaz de fornecer todo suporte necessário e reconhecido pela sua liderança no mercado de entregas.

Quem pode utilizar este serviço? Quem pode utilizar este serviço?

Empresas que atuam (ou desejam atuar) no comércio eletrônico por meio de site próprio ou marketplaces podem contratar o serviço Correios Log+.

É por meio da formalização de parceria com os Correios, através da celebração do contrato comercial ou inclusão do serviço no contrato já existente, que os clientes poderão iniciar suas operações no Correios Log.
A contratação dos Correios poderá ser feita na internet, por meio do Correios Fácil, ou diretamente com os Assistentes Comerciais.

Saiba como contratar o Cartão Correios Fácil pela internet.

como funciona? Como funciona?

Os Correios assumem as etapas mais onerosas do processo logístico no comércio eletrônico, que é a armazenagem e o manuseio, bem como a logística internacional, quando for o caso. Isso permite que as empresas ganhem celeridade no processo operacional ao transferir estas responsabilidades para um único operador logístico.

Como funciona Log+ Desktop
Como funciona Log+ Mobile

empilhadeira-cor Passo a passo para utilizar o Correios Log+

  1 - Selecionar centros em que irá operar

Após incluir o serviço no contrato, analise quais são as localidades que melhor atendem suas necessidades.

Para que o cliente possa armazenar os produtos nos Centros dos Correios, a legislação brasileira requer que o cliente crie uma filial (fiscal) em cada estado onde desejar realizar operação.

Cidades onde o serviço será prestado:

  • Brasília DF: implantado;
  • Cajamar SP: implantado;
  • Rio de Janeiro RJ: implantado;
  • Contagem MG: implantado;
  • Curitiba PR: implantado;
  • Florianópolis SC: em fase de implantação;
  • Fortaleza CE: em fase de implantação;
  • Manaus AM: em fase de implantação;
  • Porto Alegre RS: em fase de implantação;
  • Recife PE: em fase de implantação;
  • Salvador BA: em fase de implantação.

  2 - Realizar integração tecnológica

Para a execução do serviço Correios Log+, é preciso utilizar um sistema de ERP integrado aos Correios por meio das APIs do Correios Log+.

Com a integração dos sistemas tecnológicos, os Correios recebem os pedidos, separam os produtos disponíveis em estoque, embalam e preparam para o envio, com impressão de etiquetas de postagens e documentos fiscais necessários conforme legislação vigente.

Confira o manual de integração (.odt 806Kb)

Realize a integração ou contrate um dos integradores de ERP vinculados aos Correios:

logotipo blinglogotipo notazzlogotipo tinylogotipo vende mais clublogotipo erp sysemp

  3 - Armazenagem

Encaminhe as informações cadastrais dos itens que serão registrados nos sistemas de gestão de armazém WMS (warehouse management system) e realize o agendamento das entregas dos itens nos Centros de Logística dos Correios.

Os Correios receberão os itens e os armazenarão em posições de Picking (separação e preparação de pedidos) no centro de logística integrada.

Acesse a planilha dos itens cadastrados (.ods 304kb)

  4 - Atendimento dos pedidos

Os Correios atendem os pedidos recebidos no mesmo dia (Conforme o horário de recebimento do pedido e a quantidade de pedidos recebidas de um mesmo vendedor, podendo ser atendidos até o dia seguinte).

As embalagens serão oferecidas de forma gratuita, garantindo a integridade e acondicionamento dos pedidos, de acordo com os modelos e tamanhos de embalagens disponibilizadas), respeitando os limites de peso e dimensão dos objetos.

O Centro de Logística usará a embalagem mais adequada, dentro das opções disponíveis, e que melhor atenda a quantidade de itens constantes no pedido atendido, buscando fazer com que o pedido seja acondicionado em uma única encomenda/volume ou na menor quantidade de encomendas/volumes possíveis.

Homem lacrando parte superior de uma caixa de papelão com fita transparente

Embalagens Disponíveis

Dimensões
Tipo 1 - 18 x 13,5 x 9 cm Tipo 5 - 54 x 36 x 27 cm
Tipo 2 -  27 x 18 x 9 cm Tipo 6 -  36 x 27 x 27 cm
Tipo 3 - 27 x 22,5 x 13,5 cm Tipo 7 - 36 x 28 x 4 cm
Tipo 4 - 36 x 27 x 18 cm

 

  5 - Entrega dos pedidos

As encomendas são enviadas nas modalidades de envio nacionais (SEDEX, PAC, SEDEX Hoje exclusivo para SP) e modalidades de envio internacionais dos Correios (Premium, Expresso, Standard, Econômico).

Com o objeto enviado, os Correios fornecem o código para rastreio (tracking) e oferecem o suporte para atendimento do pós-venda e logística reversa;

Conheça as modalidades de envios nacionais;

Conheça as modalidades de envios internacionais.

  6 - Itens Permitidos e Proibidos no Correios Log+

 

Tela de notebook com dados e gráficos. Texto: Seja um integrador homologado dos Correios. Clique aqui.
Tela de notebook com dados e gráficos. Texto: Seja um integrador homologado dos Correios. Clique aqui.