Portal dos Correios
Notícias > Centenário do eclipse solar visto em Sobral é tema de selo

Centenário do eclipse solar visto em Sobral é tema de selo

Brasília, 28/5/2019 - Nesta quarta-feira (29), os Correios lançam a emissão comemorativa ao Centenário do Eclipse Solar em Sobral/CE, em evento no Centro de Convenções do município. A solenidade abre o segundo dia do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse, que é organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará. Está prevista a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

A criação do selo foi baseada em duas fotografias reais do evento à época: uma foto do eclipse e outra dos preparativos da observação. Para dar destaque ao fenômeno, o artista aplicou filtro fotográfico solar; na imagem dos preparativos foi gerada uma sombra de maneira artificial em objetos e pessoas, simulando um ambiente mais escuro. Para finalizar, foi ilustrado o céu de Sobral com o modelo de estrelas observadas de acordo com publicações sobre o assunto.

O eclipse – Em 1915, Albert Einstein elaborou a Teoria da Relatividade Geral baseado na ideia de que a gravitação resulta da alteração da geometria do espaço-tempo pela presença da matéria. A matéria diz ao espaço-tempo como se curvar e a geometria do espaço-tempo diz à matéria como ela deve se mover. E previu que a luz das estrelas, ao seguir a trajetória mais curta no espaço-tempo, sofreria uma deflexão nas vizinhanças do Sol por um valor que seria o dobro do previsto na teoria de Isaac Newton. As observações feitas durante o eclipse, ocorrido em 29 de maio de 1919, foram decisivas para comprovar a teoria proposta por Einstein, transformando o conhecimento humano sobre o universo, alçando o físico alemão à fama mundial e colocando Sobral na história da ciência. O evento foi observado também na Ilha do Príncipe (África), então pertencente a Portugal.



A arte é de Rodrigo Cassaro, do Observatório Nacional, que usou fotografia e computação gráfica. A tiragem é de 240 mil emissões, com valor de R$2,15 cada selo. As peças estarão disponíveis nas agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.