Portal dos Correios
Notícias > Correios comemora dia do carteiro e 356 anos de serviço postal

Correios comemora dia do carteiro e 356 anos de serviço postal

Brasília, 24/1/2019 - Nesta sexta-feira (25), os Correios comemoram 356 anos de serviço postal no Brasil e também dedicam o dia a um dos profissionais responsáveis pela credibilidade e reconhecimento da população à instituição: o carteiro.

Para celebrar a data, a empresa realizou evento nesta quinta-feira (24) em homenagem aos 57 mil carteiros que compõem mais da metade do corpo funcional dos Correios. A cerimônia contou com a participação do presidente em exercício, Antonio Hamilton Martins Mourão, e do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Francisco Semeghini Neto, que representou o ministro Marcos Pontes.

Em seu discurso, Mourão deu um depoimento pessoal sobre a importância que os Correios tiveram em uma fase de sua vida. “Durante sete anos, meu meio de comunicação com o mundo foi a carta. Foram três anos de internato e quatro de academia militar e era por meio de carta que eu me comunicava com minha família e com minha então namorada, hoje minha esposa”, contou o presidente em exercício.

Atualmente, os Correios entregam cerca de 6 bilhões de objetos postais em todos os cantos do país. Ao longo de 2018, tiveram um significativo crescimento nos índices de qualidade operacional, superando as metas mês a mês, chegando a entregar 99% das encomendas no prazo em dezembro, alcançando um marco histórico.

Ainda no ano passado, os Correios foram destaque do Prêmio ABComm de Inovação Digital 2018, um dos mais importantes do e-commerce nacional, na categoria Melhor Empresa de Logística e E-commerce, e receberam o troféu Top of Mind na categoria “Serviço de Entrega de Encomendas”. Neste último, a empresa atingiu seu melhor índice dos últimos anos, com cinco pontos percentuais a mais em relação a 2017.

Patrono dos Correios – O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil, entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos brasileiros. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.