Notícias > Emissão homenageia arquitetura histórica do Rio de Janeiro

Emissão homenageia arquitetura histórica do Rio de Janeiro

Brasília-DF, 6/11/2020 - Os Correios lançam, neste domingo (8), a Emissão Especial da Série América UPAEP: Arquitetura, que homenageia a cidade do Rio de Janeiro, que se destaca por ter a representação de cinco séculos de arquitetura e ter a eminência histórica desde os tempos coloniais. Os selos também comemoram o Dia Mundial do Urbanismo, celebrado no dia 8 de novembro.

A Emissão Especial é composta por um bloco com 4 selos que trazem imagens da zona portuária carioca, o Porto Maravilha. A cidade do Rio de Janeiro é conhecida por sua exuberância em beleza natural, arquitetônica e histórica com monumentos, museus, igrejas e belos edifícios, construídos em todos os períodos da sua história e ainda preservados, fazendo dela um museu a céu aberto em todas as regiões.

Tendo em vista esta combinação tão especial, a cidade recebeu, em 2012, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem Cultural Urbana - Paisagens cariocas entre a montanha e o mar. Também foi novamente reconhecida em 2019 como referência arquitetônica mundial, título até então inédito no mundo.

Emissão Especial UPAEP - Arquitetura

Selos - Os 4 selos têm as seguintes imagens: o exuberante altar mor rococó talhado a ouro da Igreja de São Bento, obra tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN; o sítio arqueológico Cais do Valongo, na rua Barão de Tefé, reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 2017; a praça Mauá reurbanizada, o Veículo Leve sobre Trilhos e o Museu de Arte do Rio – MAR; o Museu do Amanhã, que representa a renovação dos espaços públicos da região portuária.

Com fotografia de Alexandre Madeira, esse lançamento tem tiragem de 600 mil blocos, valor facial de R$ 2,45, cada selo, e está à venda nas principais agências próprias dos Correios e na loja virtual.