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Sua importação entregue com praticidade e segurança! - Foto de esteira com encomendas passando por raio x
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Ícone o que éO que é?

  Importa Fácil

Solução Logística para importar mercadorias para você ou sua empresa com valor aduaneiro no limite de até US$ 3 mil dólares. 

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  Despacho Postal

Valor pago aos Correios pela prestação dos serviços de suporte às atividades de tratamento aduaneiro e tem o objetivo de cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento e repasse dos impostos (quando houver), comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos. Com o novo modelo de importação implantado, todas as encomendas internacionais estão sujeitas à cobrança do serviço. O Despacho Postal é pago no ambiente Minhas Importações.

  Despacho Postal Antecipado

Modalidade de pagamento que consiste na antecipação dos valores do Despacho Postal por uma empresa contratante. Desse modo, será eliminada a necessidade de pagamento deste serviço pelo destinatário após a liberação do objeto pela Aduana brasileira, oferecendo maior comodidade ao importador.

  Correios Packet

O Correios Packet é o serviço de contratação direta de distribuição de encomendas no Brasil, que compreende o recebimento no Brasil, o desembaraço aduaneiro e a distribuição em domicílio, ofertado aos atuantes na cadeia logística do comércio eletrônico internacional, desde vendedores internacionais, marketplaces, operadores logísticos privados e operadores postais designados.

Modalidade de Importação Quem utiliza Limite ($) Suporte Aduaneiro Sistemas Utilizados

Ícone Importação comum

Importação comum

Pessoas físicas e jurídicas,
nesse caso atentar a
norma IN1737/2017
Até USD 3.000,00 Despacho Postal
     (R$ 15,00)
Minhas
Importações

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Importa Fácil

Todos os clientes Até USD 3.000,00

Desembaraço e geração
da DSI (R$ 250,00)
Importa
Fácil

ícone importa fácil ciência

Importa Fácil Ciência

Pesquisadores e entidades
de pesquisa credenciadas
no CNPq. Saiba mais
Até USD 10.000,00 Desembaraço e geração
da DSI (R$ 250,00) + (R$ 40,00)  por licenciamento adicional
Importa
Fácil Ciência

Ícone Quem pode utilizarQuem pode utilizar estes serviços?

Pessoas Físicas e Jurídicas que estiverem importando mercadorias com valor aduaneiro de até U$ 3 mil dólares ou o equivalente em moeda estrangeira.

*A contratação do Correios Packet é exclusiva para pessoas jurídicas.

Ícone Como FuncionaComo funciona? 

  Importa Fácil
Cadastre a importação no Sistema Importa Fácil previamente à chegada da encomenda ao Brasil; Acesse o sistema também para realizar os pagamentos. A confirmação é realizada em até 30 dias; Solicite ao remetente que a mercadoria seja encaminhada para o Importa Fácil.
Cadastre a importação no Sistema Importa Fácil previamente à chegada da encomenda ao Brasil; Acesse o sistema também para realizar os pagamentos. A confirmação é realizada em até 30 dias; Solicite ao remetente que a mercadoria seja encaminhada para o Importa Fácil.

 

  Despacho Postal
1 - Logo após a compra, é fundamental acompanhar a situação da encomenda internacional digitando o código de 13 dígitos informado pelo remetente do objeto no sistema de Rastreamento ou no aplicativo dos Correios. Quando o destinatário não tiver conhecimento deste código deverá contatar imediatamente o remetente do objeto; 2 - Objetos simples (sem rastreamento) - nos casos em que a cobrança do Despacho Postal incidir sobre objetos sem rastreamento no Brasil, é disponibilizado a informação para os destinatário via SMS (quando houver a informação do número do celular no rótulo do objeto) ou via Carta Simples. Objetos registrados - a informação sobre a necessidade de pagamento do Despacho Postal será disponibilizada no sistema de Rastreamento, a situação do objeto será “Aguardando Pagamento”; 3 -Para proceder o pagamento, o cliente deverá acessar o ambiente Minhas Importações, onde poderá efetuar o pagamento por meio de boleto bancário; 4 - O serviço de Despacho Postal custa R$15,00, quatro vezes menos que o valor médio praticado por empresas concorrentes para realizar os mesmos procedimentos. O pagamento do Despacho Postal ficará disponível ao cliente por 30 dias. Após essa data, as encomendas sem pagamento serão devolvidas à origem; 5 - Após a confirmação do pagamento dos tributos e serviços, a encomenda segue diretamente para o domicílio do destinatário.
1 - Logo após a compra, é fundamental acompanhar a situação da encomenda internacional digitando o código de 13 dígitos informado pelo remetente do objeto no sistema de Rastreamento ou no aplicativo dos Correios. Quando o destinatário não tiver conhecimento deste código deverá contatar imediatamente o remetente do objeto; 2 - Objetos simples (sem rastreamento) - nos casos em que a cobrança do Despacho Postal incidir sobre objetos sem rastreamento no Brasil, é disponibilizado a informação para os destinatário via SMS (quando houver a informação do número do celular no rótulo do objeto) ou via Carta Simples. Objetos registrados - a informação sobre a necessidade de pagamento do Despacho Postal será disponibilizada no sistema de Rastreamento, a situação do objeto será “Aguardando Pagamento”; 3 -Para proceder o pagamento, o cliente deverá acessar o ambiente Minhas Importações, onde poderá efetuar o pagamento por meio de boleto bancário; 4 - O serviço de Despacho Postal custa R$15,00, quatro vezes menos que o valor médio praticado por empresas concorrentes para realizar os mesmos procedimentos. O pagamento do Despacho Postal ficará disponível ao cliente por 30 dias. Após essa data, as encomendas sem pagamento serão devolvidas à origem; 5 - Após a confirmação do pagamento dos tributos e serviços, a encomenda segue diretamente para o domicílio do destinatário.

  Despacho Postal Antecipado
1. A empresa contratante do serviço deve transmitir aos Correios, obrigatoriamente antes do envio dos objetos, as informações necessárias para a correta identificação daqueles itens que deverão ser dispensados da cobrança do Despacho Postal junto ao destinatário. A empresa contratante deve enviar aos CORREIOS somente objetos com código de rastreamento e que atendam o padrão UPU S10; 2. Do outro lado, os Correios dispensarão a cobrança do Despacho Postal do destinatário para os objetos que tenham sido informados pela empresa que contratar o DPA e obedecer as regras de transmissão; 3. No procedimento do desembaraço a duaneiro, poderá incidir sobre os objetos o Imposto de Importação (II), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Multas. Esses valores não estão cobertos pelo valor cobrado a título de despacho postal; 4. Quando houver tributos sobre a remessa importada, o destinatário deverá, obrigatoriamente, pagá-los através do portal Minhas Importações, pois o objeto só seguirá o fluxo de distribuição após quitadas todas as obrigações tributárias; 5. A cobrança do despacho postal deverá ocorrer diretamente do destinatário quando da entrega do objeto postal no país nas seguintes hipóteses: a) Recebimento dos códigos de rastreamento que não atendam o padrão UPU S10; b) Não recebimento das informações previamente ao envio do objeto; c) Ocorrido falhas de integração nos sistemas da empresa e dos Correios; d) Não existência de saldo suficiente da contratante junto aos Correios, no caso de contrato com cláusula de antecipação de pagamento.
1. A empresa contratante do serviço deve transmitir aos Correios, obrigatoriamente antes do envio dos objetos, as informações necessárias para a correta identificação daqueles itens que deverão ser dispensados da cobrança do Despacho Postal junto ao destinatário. A empresa contratante deve enviar aos CORREIOS somente objetos com código de rastreamento e que atendam o padrão UPU S10; 2. Do outro lado, os Correios dispensarão a cobrança do Despacho Postal do destinatário para os objetos que tenham sido informados pela empresa que contratar o DPA e obedecer as regras de transmissão; 3. No procedimento do desembaraço a duaneiro, poderá incidir sobre os objetos o Imposto de Importação (II), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Multas. Esses valores não estão cobertos pelo valor cobrado a título de despacho postal; 4. Quando houver tributos sobre a remessa importada, o destinatário deverá, obrigatoriamente, pagá-los através do portal Minhas Importações, pois o objeto só seguirá o fluxo de distribuição após quitadas todas as obrigações tributárias; 5. A cobrança do despacho postal deverá ocorrer diretamente do destinatário quando da entrega do objeto postal no país nas seguintes hipóteses: a) Recebimento dos códigos de rastreamento que não atendam o padrão UPU S10; b) Não recebimento das informações previamente ao envio do objeto; c) Ocorrido falhas de integração nos sistemas da empresa e dos Correios; d) Não existência de saldo suficiente da contratante junto aos Correios, no caso de contrato com cláusula de antecipação de pagamento.

  Correios Packet
Packet Express: Entrega prioritária, prazos de até 4 dias para as principais capitais após o desembaraço aduaneiro; Packet Standard: Entrega não-prioritária e prazos de até 12 dias úteis para as principais capitais após o desembaraço aduaneiro. Os Correios recebem os pacotes de até 30 kg. Eles vão para o desembaraço aduaneiro, são processados e seguem para a distribuição.
Packet Express: Entrega prioritária, prazos de até 4 dias para as principais capitais após o desembaraço aduaneiro; Packet Standard: Entrega não-prioritária e prazos de até 12 dias úteis para as principais capitais após o desembaraço aduaneiro. Os Correios recebem os pacotes de até 30 kg. Eles vão para o desembaraço aduaneiro, são processados e seguem para a distribuição.

 

Ícone Recomendações e RestriçõesRecomendações e restrições

  Despacho Postal

O ressarcimento será devido nos casos de extravio de objetos ou de cobrança indevida do despacho postal. O ressarcimento, quando procedente, será composto apenas do valor relativo ao despacho postal. Não haverá ressarcimento para o caso de não cumprimento do prazo de entrega. Os Correios providenciarão o ressarcimento à contratante por meio de crédito no seu saldo financeiro ou na fatura.
Para apurações de questionamentos operacionais, a empresa contratante deverá apresentar reclamação formal por meio dos canais disponíveis para atendimento aos clientes dos Correios.
Não responsabilização, pelos Correios, nas seguintes hipóteses:

  • Atraso na execução de qualquer serviço, resultante de omissão ou erro por parte da CONTRATANTE;
  • Pelo tempo de duração da fiscalização aduaneira;
  • Por objetos confiscados ou destruídos por autoridade competente;
  • Por ocorrências devidas a caso fortuito ou força maior;
  • Pelo não cumprimento de exigências aduaneiras por parte do destinatário;
  • Pelo não pagamento de impostos por parte do destinatário;
  • Pela aplicação de multas ao destinatário, motivada por descumprimento da legislação aduaneira (falsa declaração, subvaloração da mercadoria);
  • Pela valoração/retificação de valores realizados pela RFB que podem acarretar em penalidades ao destinatário;
  • Pela descaracterização de objetos pela aduana que poderá acarretar em custos adicionais para o destinatário;
  • Pela destinação de objetos que tiverem aplicação de impostos e multas e que não foram pagos pelo destinatário;
  • Pela não entrega ou devolução à origem de objetos motivada pela insuficiência nas informações de endereçamento. 

  Pedido de Revisão de Tributo

Caso você discorde do valor estabelecido como o Imposto de Importação, poderá solicitar a Revisão de Tributos no ambiente Minhas Importações ANTES da emissão do boleto.  A Receita Federal Brasileira (RFB) é a instituição responsável pela análise dos pedidos de Revisão de Tributos. O resultado da análise é exibido no ambiente Minhas Importações.

Ressalvamos que a RFB analisa os pedidos na ordem cronológica de registro. Os Correios não tem a gestão do processo portanto não temos como fornecer prazo para conclusão. Durante esse período, não é possível efetuar o pagamento de tributos e taxas e/ou cancelar o Pedido de Revisão, devendo-se aguardar a avaliação do processo por parte da Receita Federal.

Além do preenchimento do formulário eletrônico de revisão, a plataforma também permite o upload de documentos e comprovantes que embasem a solicitação desde que atendidos os requisitos para upload de arquivos. A não observância dos requisitos pode acarretar no atraso da análise ou no indeferimento do Pedido de Revisão.

ATENÇÃO!

De acordo com a situação que motivou o pedido de revisão de tributos, existem documentos obrigatórios a serem enviados, como por exemplo:

Para contestação de valor do Tributo: Tela do site da compra ou e-mail com o pedido, contendo descrição detalhada dos bens e valores negociados, inclusive frete de entrega na residência e o comprovante de pagamento (boleto bancário, fatura de cartão, etc).

Retorno de bens exportação temporária: Comprovante de saída do Brasil – Declaração de Exportação (DE), Declaração Simplificada de Exportação (DSE), Declaração Única de Exportação (DU-E) e documentos instrutivos de exportação temporária.

A Receita Federal informa que a revisão de tributos pode resultar no aumento de tributação e na aplicação de multas e outras penalidades, caso sejam constatadas irregularidades. Por exemplo, remessas postais com valores subfaturados poderão estar sujeitas a multas, devolução à origem ou perdimento, de acordo com os art. 703, 711 e 725 do Inciso I, do Decreto no 6759/2009, sem prejuízo de outras penalidades.

  • Para que os Correios apresentem o Pedido de Revisão à Receita Federal, deverá ser anexado pelo menos um arquivo de comprovação de valor.
  • Remessas postais contendo presentes enviados por pessoas físicas devem ser acompanhadas de documento com imagem e valor de cada produto, além de declaração expressa do exportador confirmando se tratar de presente.
  • Decisões judiciais somente serão acatadas pela Receita Federal se pertencentes ao próprio destinatário.

  É bom saber!

Toda compra internacional feita em sites internacionais é uma importação, assim como o recebimento de um presente vindo do exterior. Nesses casos, são exigidos alguns procedimentos para a entrega, um deles é o “desembaraço aduaneiro”.

As importações de encomendas cujo valor aduaneiro* seja de até U$ 3 mil dólares possuem as seguintes características:

*Valor aduaneiro é a base de cálculo do imposto de importação, que é obtido pela soma do valor pago pela mercadoria, pelo frete (custo de transporte) e pelo seguro de transporte (quando houver). Também poderá haver a cobrança de ICMS para o estado de destino da remessa.

  Antes de comprar no exterior

No Brasil, todas as encomendas importadas estão sujeitas ao controle/fiscalização da Receita Federal. E, algumas delas, ao controle de diferentes órgãos como ANVISA, VIGIAGRO, Ministério do Exército, entre outros. Portanto, antes de realizar sua compra, é importante também verificar se a mercadoria tem permissão para entrar no País e está de acordo com as regras brasileiras de importação. Por motivos de segurança e conforme à legislação vigente, alguns itens não podem ser importados pelos Correios.

  Importante, o CPF é Obrigatório

A partir de 1/1/2020, a informação do CPF do importador será obrigatória para realizar e receber qualquer importação no Brasil. No ambiente Minhas Importações o importador pode informar o CPF antes que o objeto chegue ao Brasil. Após a chegada da encomenda o cliente tem até 10 dias para informar o CPF à Receita Federal. Caso contrário, os objetos serão devolvidos ou destruídos.

Como informar o CPF:

  1. Marketplace: na hora da compra online no site internacional;
  2. Operador Designado: os Correios no país de origem onde o produto foi adquirido;
  3. Sistema Correios: os Correios do Brasil irão solicitar o CPF durante o rastreamento do objeto. O CPF deverá ser informado no ambiente Minhas Importações.

É de responsabilidade do cliente fornecer o CPF em algum desses três momentos no processo de importação – na compra, no envio ou na chegada – do objeto. Caso o CPF não seja informado até o prazo de 10 dias da chegada do objeto no Brasil, a encomenda é destruída e/ou devolvida ao país de origem, sem que haja responsabilidade dos Correios por essa devolução.

Benefícios para você:
Com o CPF, você pode rastrear suas encomendas no ambiente autenticado do “Meu Correios” em Minhas Importações, evitando o risco de perder prazos de solicitações das autoridades aduaneiros ou pagamento de tributos.

Ícone perguntas frequentesPerguntas Frequentes

Ícone com desenho de um calendário amarelo com a página sendo viradaPrazos de Guarda 

Ícone com desenho de um cronometro de bolso analógico amarelo, com desenho de um cifrão de dinheiro no meio do cronometro, na cor azul Prazos de entrega

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