Portal dos Correios
Sobre os Correios > SEI - Protocolo Eletrônico

SEI - Protocolo Eletrônico

 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa, sendo destinado à gestão de processos e documentos eletrônicos.

O módulo de Protocolo Eletrônico permite a uma pessoa física autorizada (representante ou não de pessoa jurídica) protocolar processos e documentos junto aos Correios através da internet, sem a necessidade de enviar os documentos em formato físico ou de se deslocar pessoalmente até uma unidade dos Correios.

Uma vez autorizada a acessar o Protocolo Eletrônico, a pessoa física consegue: 

a) visualizar processos de seu interesse mediante autorização dos Correios; 

b) registrar e enviar documentos; 

c) assinar eletronicamente contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres celebrados com os Correios. 

Para solicitar seu cadastramento ou acessar as funcionalidades do Protocolo Eletrônico, clique no link Acesso para Usuários Externos. 

Para obter informações sobre procedimentos para celebração e tramitação de contratos comerciais via SEI, por favor encaminhar sua solicitação para nossas supervisões de contratos comerciais localizadas nos Estados. Para acessar a lista de contatos clique aqui.


Atenção: Antes de solicitar seu cadastramento como usuário do Protocolo Eletrônico leia o Guia de Cadastro do Usuário Externo

O módulo de Protocolo Eletrônico, não se destina:
a) ao registro de solicitações que devam ser feitas por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Para tanto, o usuário deverá acessar a página http://www.correios.com.br/sobre-correios/acesso-a-informacao.
b) a substituição dos canais de atendimento dos Correios.